Coluna da quarta
Escolhido há poucas semanas para presidir a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, o deputado Fernando Rodolfo (PL) já tem planejada uma série de ações para desenvolver no colegiado. Muitos projetos considerados polêmicos estão arquivados e o parlamentar pretende dar andamento às matérias.
Rodolfo resolveu resgatar um PL apresentado pelo ex-deputado Clodovil Hernandes em 2007. O texto prevê que relações homoafetivas não podem ser equiparadas a casamento ou entidade familiar. O assunto rendeu, ontem (28), entrevistas a nível nacional para o deputado, que tem ciência da repercussão que o assunto vai causar.
O parlamentar também tem caminhado na questão da previdência. Após visitar Carlos Lupi no ministério, na última semana, será votado nesta quarta (29) um convite para o ministro marcar presença na comissão. Além de administrar os trabalhos da missão que ele foi designado, esse é um ano pré-eleitoral e as atenções também precisam ser voltadas para Caruaru e Rodolfo promete desenvolver ações de grande porte no município.
Espaço disputado
O gabinete do senador Fernando Dueire (MDB) tem sido bastante solicitado nesta semana. Prefeitos e deputados fazem questão de passar por lá para entender um pouco do cenário nacional ou buscar recursos para os municípios. Atencioso, o emedebista é unanimidade em receber bem.
Ministro 5ª série
Mesmo levando governistas ao delírio, a audiência da CCJ com o ministro da Justiça, Flávio Dino, pode ser considerada como lamentável. Com direito a insultos e gritos da torcida, a atuação do chefe da pasta foi digna de 5ª série, contando com piadinhas e deboche. Ao invés de responder questionamentos, Dino fez claque.
Chupetinha
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi chamado de “chupetinha” durante a audiência da CCJ. Ele estava falando sobre o ministro da Justiça, Flávio Dino, quando foi interrompido pelos colegas. Quando pedia silêncio para continua, foi possível ouvir alguém dizendo: “vai chupetinha”.
Ilusão de ótica
No primeiro momento, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Rui Falcão (PT-SP), foi apontado como autor do xingamento ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Apesar do ângulo e o áudio darem a impressão de sincronia a leitura labial feita posteriormente, não bateu. O “chupetinha” foi entoado pelo deputado André Janones (Avante-MG).
Greve dos professores
Os trabalhadores da educação de Pernambuco aprovaram uma paralisação para o dia 11 de abril. Todas as atividades pedagógicas nas escolas estaduais e locais de trabalho da educação da rede estadual serão interrompidas. A categoria cobra o reajuste de 14,95% do piso do magistério.
Vila Canaã
Alvo de disputa entre as Prefeituras de Caruaru e Toritama, a Vila Canaã vai receber investimentos em breve. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) autorizou a abertura de uma licitação superior a R$ 5,7 milhões para os serviços de drenagem, pavimentação e a construção de uma praça linear na comunidade.
Pagador
O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB), vem cumprindo uma sequência antecipada de pagamentos dos salários dos servidores municipais. O gestor está em Brasília, em busca de mais recursos para a cidade. Nesta quarta (29), ele tem uma agenda cheia de encontros com deputados e senadores.