Coluna da quinta
Eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa surfando na onda bolsonarista, o deputado Abimael Santos (PL) tem levantado importantes discussões, sobretudo referentes ao Polo de Confecções do Agreste, responsável por movimentar grande parte da economia de cidades como Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.
Vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe, Abimael Santos convocou uma audiência pública para discutir os principais desafios do setor, principalmente após a mudança das três principais feiras, que semanalmente recebem milhares de compradores de todas as regiões.
Na legislatura anterior, os municípios que integram o Polo de Confecções contavam com a presença de cinco parlamentares na Alepe, mas agora tem apenas Abimael e Rosa Amorim (PT), que ainda não abraçou a pauta. Com tantos desafios enfrentadas por compradores e principalmente vendedores, assunto não faltará para ser levantado na Casa de Joaquim Nabuco.
Fome
Instalada na Alepe no dia 21 de março, a Comissão Especial de Combate à Fome promoveu, ontem (5), um seminário para discutir os principais desafios sobre o tema. Presidido pela deputada Rosa Amorim (PT), o colegiado recebeu representantes de movimentos sociais e parlamentares que encaminharam as próximas ações.
Ação
O senador Humberto Costa está acionando o MP, junto ao TCU, para investigar se houve abuso de poder econômico e ato de improbidade administrativa nos gastos do cartão corporativo. Reportagem do UOL revelou que Jair Bolsonaro (PL) pagou ao menos 21.447 lanches em viagens de campanha para reeleição.
Força feminina
A senadora Teresa Leitão (PT) apresentou, no Senado, um projeto de lei para inscrever o nome das heroínas de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A senadora quer ampliar o reconhecimento das mulheres na construção do país e lembra que a batalha de Tejucupapo foi a 1ª que teve mulheres como protagonistas.
Suporte
Após o covarde ataque em Blumenau, o Ministério da Justiça e Segurança Pública vai oferecer apoio financeiro às Rondas Escolares (ou similares) das polícias estaduais ou guardas municipais. O 1º edital sairá na próxima semana, com o valor de R$ 150 milhões.
Saneamento
Em encontro com governadores no Palácio do Planalto, o presidente Lula assinou decretos que atualizam a regulação das leis de saneamento. A estimativa é universalizar, em 10 anos, o acesso à água e esgotamento sanitário até 2023. O investimento será de de R$ 120 bilhões. A vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), representou Pernambuco no ato.
Posicionamento
Um dia após o processo de eleição interna, a direção estadual do União Brasil Pernambuco emitiu uma nota garantindo que o processo eleitoral foi limpo. O texto ainda diz que o grupo liderado por Mendonça levou o Judiciário ao “engano, induzindo a uma interpretação distorcida do estatuto partidário”.