O Projeto Escolinha 2º Tempo surgiu há pouco menos de um ano e já tem impactado a vida de crianças e adolescentes da comunidade do CAIC. Através do esporte, 40 estudantes da rede municipal de ensino aprendem muito mais do que jogar: aprendem sobre cidadania, disciplina e respeito ao próximo.
Engana-se quem pensa que na quadra os alunos aprendem apenas a driblar, chutar, dominar a bola, defender gols, mas é nesse espaço que juntos eles aprendem que podem sonhar, que os sonhos se realizam, mas que mesmo quando não se realizam, não se deve desanimar, mas continuar lutando e vivendo com dignidade.
Quem está à frente do projeto é o professor Rogério Arcelino que viu nesses meninos o futuro da comunidade, o futuro da cidade, da sociedade e tem ensinado sobre o esporte e sobre valores para eles.
Darlison Edilson, aluno do projeto, fala de como o esporte tem mudado sua vida. “Esse projeto traz mais oportunidade, tanto para mim, quanto para os meninos e lá no CAIC. Até ano passado eu era um menino ‘banda voou’ na escola e depois do projeto, quando Rogério nos passou as regras, mudou tudo, melhorei na escola e até dentro de casa”, disse.
O professor Rogério fala das dificuldades e de como tudo tem sido superado com o apoio da gestão municipal.
”O projeto esta prestes a fazer um ano e o intuito é pegar os alunos que têm uma certa dificuldade dentro de sala de aula e fazer com que o esporte mudasse a vida deles, como já tem feito na vida de outros. A Prefeitura de Gravatá é um parceiro nosso desde o início, o prefeito Joselito sempre esteve nos apoiando, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Turismo, Esportes, Cultura e Lazer, inclusive nós treinamos na quadra do CAIC, que estava muito desgastada, a gente tinha muita dificuldade, perdia muita bola e o prefeito assinou, no dia 14/03 a Ordem de Serviço do CAIC e a quadra e todo o resto do CAIC está passando por reforma. Hoje o projeto está com 40 alunos do sub-12 ao sub-16”, explicou.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, apoia esse projeto social. A iniciativa privada também chega junto da escolinha com algum auxílio, mas os esforços ainda são grandes, como relata o diretor de Esportes, Anderson Pedroza.
”Sabemos que o esporte, de um modo geral, tem um impacto muito positivo na vida de todos os que praticam, principalmente quando são crianças, porque a gente está formando o cidadão, ele está tendo aprendizado e isso é muito importante, o fomento e o apoio ao esporte. Na gestão do prefeito Joselito damos esse suporte. Estamos hoje aqui com esse projeto que treina na quadra do CAIC e tem um resultado bastante positivo. Rogério está à frente e a gente já tem resultados do ponto de vista de melhoria de notas, melhoria de assiduidade na sala de aula. O esporte transforma vidas e, pensando nisso, a gestão fomenta e dá apoio”, afirmou Anderson.