Na tarde de ontem (20), o Poder Legislativo de Caruaru aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 9524/2023, que dispõe sobre o adicional de insalubridade dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A categoria conquistou direito ao adicional e à aposentadoria especial a partir da Emenda Constitucional nº 120, promulgada em 2022.
Na tribuna, os parlamentares cumprimentaram os profissionais, que estavam presentes nas galerias, felicitando-os pela conquista do direito. O vereador Filipe José (PTB) falou sobre as condições de trabalho e luta da categoria, da qual faz parte: “a luta por melhores condições de trabalho e valorização profissional precisa e vai sempre continuar”, comentou.
Durante a votação do projeto, os vereadores e vereadoras ressaltaram a importância dos agentes de saúde e de endemias para o cotidiano da população e para a base do Sistema Único de Saúde. Anderson Correia (PP) incentivou a categoria a continuar unida pela conquista de mais direitos. Nelson Diniz (Cidadania) citou o trabalho dos profissionais durante a pandemia. Aline Nascimento (Cidadania) falou sobre a necessidade de um novo concurso público e o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), citou a importância do diálogo entre os trabalhadores e o poder público.