Coluna da quinta
Exercendo seu terceiro mandado na Câmara Federal, o deputado Felipe Carreras vive um bom momento em Brasília. Embora tenha sido o menos votado entre os cinco parlamentares do PSB que representam Pernambuco na Casa, Carreras é o que detém maior influência entre todos eles.
Líder do Partido Socialista Brasileiro na legislatura anterior, Felipe se consolidou e foi alçado à condutor de um superbloco de partidos que reúne 173 deputados. Com isso, o pernambucano ganhou protagonismo no cenário nacional, tendo em vista que passou a participar das principais negociações da Câmara.
Eleito para o cargo que exerce levantando a bandeira do esporte, Carreras ainda foi escolhido, nesta quarta (17), para ser o relator da CPI da manipulação de resultados de futebol. A comissão que será instalada na próxima terça (23) colocará o nome do deputado ainda mais em evidência, considerando a relevância do assunto, que tem cada vez mais ganhado proporção, diante das revelações feitas.
Invertendo as posições
Com a possível indicação do ex-deputado Sebastião Oliveira (Avante) e a ex-deputada Marília Arraes (SD), para a Hemobrás, o presidente Lula resolve de uma só vez dois gargalos no seu estado. Ambos formaram, no ano passado, uma chapa para o Governo de Pernambuco com Marília liderando o processo, mas tudo indica que o condutor agora será Sebá.
Programação
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), conduz uma extensa programação de aniversário da cidade nesta (18). A Capital do Agreste completa 166 anos de história e a semana tem sido repleta de entregas de obras. Pela noite, ainda tem o São João na Roça, que vem sendo um grande sucesso de público.
Apelo
Por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, a senadora Teresa Leitão (PT) pediu que a governadora Raquel Lyra (PSDB) dê continuidade às negociações para ampliação do reajuste dos professores e ainda solicitou que os deputados não votem o PL 712/2023 sem antes conversar com os sindicatos. A matéria tem sido alvo de questionamentos.
Ganhando corpo
A disputa pela vaga do Tribunal de Contas do Estado polarizou entre os deputados Joaquim Lira (PV) e Rodrigo Novaes (PSB). Ambos têm atuado forte nas conversas e na caça ao voto que, na terça-feira (23), definirá o próximo conselheiro do TCE-PE. O deputado federal Guilherme Uchoa Jr. (PSB) corre por fora e segue confiante de que é possível vencer.