Coluna da terça
Com a justificativa de conquistar mais votos do União Brasil, que no geral conta com 59 deputados na Câmara Federal, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, será comunicada que não irá mais integrar o governo Lula. O Planalto tem encontrado dificuldades na relação com a Casa e a primeira mudança no primeiro escalão é uma tentativa de melhorar o ambiente político.
Além de estar de malas prontas para o Republicanos, Daniela nunca foi vista dentro do União como uma indicação do partido, mas sim do próprio Lula, que no segundo turno da eleição presidencial recebeu o suporte de Waguinho, prefeito de Belford Roxo e marido da ministra. O nome mais cotado para substituir a atual chefe da pasta é o do deputado Celso Sabino.
Entretanto, esse está longe de ser o último conflito que o petista terá com o União Brasil. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, além de estar envolvido em várias polêmicas, também não tem contribuído com a relação entre o Executivo e a sua legenda na Câmara. No olho do furacão, o deputado licenciado pode ser o próximo a desembarcar da Esplanada dos Ministérios.
Alfinetada
Líder do governo na Alepe, o deputado Izaías Regis (PSDB) afirmou, ontem (12), que mais de 70% das estradas foram recebidas em péssimas condições. Ele celebrou o investimento de R$ 900 milhões para as rodovias. Em resposta, João Paulo (PT) classificou a fala como “injusta”, por não citar o governo Lula – que garantiu a liberação do recurso.
Só em 2024
Apesar de ter anunciado o início das obras emergenciais no Cinema São Luiz, o Estado informou, ontem (12), em audiência pública, que a reabertura do espaço só acontecerá em 2024. Além de integrantes da Fundarpe, participaram da reunião as deputadas estaduais Dani Portela (PSOL), Rosa Amorim (PT) e representantes do setor cultural, como o cineasta Kleber Mendonça.
Agenda conjunta
Possíveis adversários eleitorais em 2026, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB) cumpriram juntos duas agendas nesta segunda (12). A primeira, foi a posse dos novos conselheiros do TCE-PE, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes. Já a segunda, foi um casamento comunitário com a presença de 500 casais. O clima institucional entre ambos é bom.
Caruaruenses presentes
Os advogados Anderson Carvalho e Lucimary Passos, membros da Comissão de Pró-Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa da OAB Caruaru, participaram ontem (12), a convite do Governo do Estado, do ato de sanção do Estatuto da Igualdade Racial de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas. A lei é um importante instrumento de combate a crimes raciais.
Reciprocidade
Como forma de retribuir a visita feita pelo prefeito de Campina Grande a Caruaru, no último sábado (10), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) reuniu ontem (12) alguns membros da sua equipe e vereadores para visitar a Rainha da Borborema e conferir de perto a festa junina. Ambos prometem fazer uma integração maior para 2024, valorizando os dois municípios que são referências no São João.