Coluna da quarta
Primeiro-secretário da Associação Municipalista de Pernambuco, o prefeito Paulo Roberto (MDB) vem ampliando sua atuação política para além de Vitória de Santo Antão, cidade onde estabeleceu uma liderança desde quando assumiu o comando do governo municipal em 2021, onde vem desempenhando um trabalho aprovado pela população.
A consolidação veio em 2022, quando seu grupo elegeu Iza Arruda (MDB) deputada federal com 103.950 votos, sendo 31.987 deles em Vitória, confirmando a força do gestor na cidade. Com uma parlamentar em Brasília, não só a terra do Monte das Tabocas, mas outros municípios que a dupla tem relação também serão beneficiados com o envio de emendas. O alinhamento com o Palácio do Campo das Princesas também é outro fator importante nessa conjuntura.
De olho nas eleições do próximo ano, Paulo Roberto tem trabalhado sua reeleição, mas também buscado contribuir com o projeto de alguns prefeituráveis em cidades como Carpina, Jaboatão dos Guararapes e Timbaúba e, embora nenhum desses aliados possuam êxito nas urnas em 2024, uma semente para o futuro estará plantada.
FUMSEP
A Prefeitura de Caruaru vai criar um Fundo Municipal de Segurança Pública, o que vai contribuir com a captação e destinação de recursos para a área. A matéria foi aprovada por 19 votos favoráveis e quatro abstenções na Câmara Municipal, e agora segue para sanção.
Contas aprovadas
A Câmara de Caruaru aprovou as contas da governadora Raquel Lyra (PSDB), referentes à gestão dela enquanto prefeita do município no ano de 2018. A recomendação da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco foi pela aprovação com ressalvas. Os 23 parlamentares presentes votaram favoráveis a Raquel.
Aliados
Convidada pelo prefeito Simão Durando (UB) para visitar o São João de Petrolina ontem (20), a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez questão de reforçar que estaria junto com a secretária Lucinha Mota e o assessor especial Guilherme Coelho. Além de cumprir seu papel institucional, a tucana deve aproveitar para tentar fortalecer a imagem junto aos seus aliados políticos para o próximo pleito.
Ausência
Dos filhos de Fernando Bezerra Coelho, apenas o deputado federal Fernando Filho foi receber a governadora Raquel Lyra no Aeroporto de Petrolina, na noite de ontem (20). Além dele, o anfitrião, Simão Durando (UB), também foi receber a tucana. A ausência é reflexo da falta de reciprocidade de Raquel para com os Coelho, depois do período eleitoral.
Descontração
Durante reunião da bancada pernambucana com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o deputado Renildo Calheiros (PCdoB) sugeriu que iria pedir ao presidente Lula que escalasse o ministro Carlos Lupi para resolver a crise na Ucrânia e deixasse o secretário da pasta, Wolney Queiroz, no seu lugar. De acordo com um parlamentar presente, a piada arrancou gargalhada dos presentes.