Coluna da quinta
Mesmo com a pressão dos profissionais de educação que lotaram a galeria da Casa de Joaquim Nabuco na tarde de ontem (21), 25 dos 42 deputados estaduais presentes na sessão disseram sim ao recurso apresentado pelo líder do governo, Izaías Régis (PSDB), solicitando que o projeto que trata do piso dos professores volte a tramitar na Alepe.
O PL 712/2023 vem se arrastando na Casa desde maio, mas foi nas duas últimas semanas que o Palácio do Campo das Princesas obteve as derrotas mais significativas sobre a matéria. Uma delas foi nas Comissões de Finanças e de Educação e Cultura, impedindo que a proposta do Executivo fosse a plenário.
A crítica feita pelo Sintepe e endossada pela oposição, é que o projeto não contempla um aumento geral para a categoria, beneficiando cerca de 28,6 mil professores e deixando de fora outros 52 mil. Mas com o sinal verde dado ontem pelos parlamentares, a matéria será apreciada na próxima terça (26), Já o Palácio, obteve uma vitória parcial, mas vai precisar articular novos votos para não ocorrer uma reviravolta nesse intervalo.
Expectativa
Mesmo com um nome que pode ser competitivo, como o da deputada Rosa Amorim, aliados do ex-deputado José Queiroz nutrem a esperança de ter o PT Caruaru apoiando uma eventual candidatura do pedetista ao governo municipal. Queiroz já comandou o Palácio Jaime Nejaim por quatro vezes e pretende chegar em 2024 como o nome mais forte da oposição.
Presença confirmada
O vereador Fagner Fernandes (PDT), realiza, nesta quinta-feira (22), o café da manhã do Instituto Quatro Patas, ONG que foi criada pelo parlamentar em 2018 e oferece atendimentos veterinários à população de baixa renda em Caruaru. O ex-deputado estadual Zé Queiroz (PDT) é presença confirmada no encontro.
Compromisso
Antes de seguir para o Pátio do Forró, em Caruaru, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participará de um jantar da Famtur, onde irão estar presentes representantes de agências de viagem da Argentina, Peru e Chile para promover o São João.
Opinião dividida
A camisa do Central dada pelo deputado e pré-candidato a prefeito de Caruaru, Fernando Rodolfo (PL), como presente para o presidente Jair Bolsonaro (PL) dividiu opiniões na cidade. Enquanto alguns torcedores acharam que o ex-chefe do Planalto dará má-sorte à Patativa, outra parte da torcida celebrou a momento.
Nova casa
O senador Alessandro Vieira, que no ano passado trocou o Cidadania pelo PSBD, aceitou se filiar ao MDB. Com a chegada do parlamentar, o partido tucano será reduzida à segunda menor bancada do Senado, com apenas dois parlamentares, enquanto a do MDB terá 11 representantes, sendo a terceira maior da Casa Alta, atrás apenas do PSD (14) e do PL (12).