Coluna da sexta
Embora PSB e PSDB estejam longe de falar a mesma língua a nível estadual, em Caruaru, o presidente da legenda socialista, Marcelo Gomes, resolveu abrir diálogo com o prefeito Rodrigo Pinheiro. O encontro aconteceu na última quarta (21), no Palácio Jaime Nejaim, e uma das pautas foi a política local.
Duas fontes revelaram à coluna que Marcelo pode ocupar um espaço na gestão de Rodrigo, entretanto, o ex-vereador da Capital do Agreste não confirmou a informação, mas também não fez questão de negar. De acordo com ele: “tudo no seu tempo”.
Em 2020, Marcelo foi o escolhido pela Frente Popular para disputar a Prefeitura de Caruaru, mas obteve apenas 3.513 votos. Desde então, ficou distante dos holofotes. No entanto, com o avanço das discussões sobre a sucessão municipal, o advogado retomou os contatos.
Ainda ontem (22), Gomes esteve reunido com Raffiê Dellon (UB) em um mercado da cidade e tem uma conversa marcada com integrantes do PDT. A princípio, os diálogos não representam uma união entre os grupos, mas a próxima eleição está distante de ser fria e alianças improváveis não estão descartadas.
Ritmo acelerado
O ex-prefeito José Queiroz (PDT) está mesmo obstinado em ser o nome mais forte da oposição em 2024. O pedetista vem atuando nos bastidores para atrair o PP, que tem como presidente municipal o vereador Anderson Correia, que também vem se movimentando para ser protagonista no ano que vem.
Esperar sentado
Onde deveria haver um alinhamento, existe cada vez mais afastamento. Em todas as agendas com a participação da governadora em Caruaru, seu ex-vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro, chega antes e fica aguardando a chegada de Raquel Lyra, como todos os outros presentes. Numa relação de sintonia, o mínimo era que ambos chegassem juntos, mas o anfitrião costuma tomar chá de cadeira. O fato se repetiu na agenda de ontem (22).
Base
Chamou atenção o número de prefeitos que estiveram em Caruaru para acompanhar a governadora Raquel Lyra (PSDB) na entrega de um residencial para 192 famílias. Enquanto agendas anteriores foram esvaziadas, a de ontem (22) contou com as presenças dos gestores de Agrestina, Bonito, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Lajedo, Panelas, Santa Cruz do Capibaribe e São Caetano, além do prefeito de Caruaru.
Novo líder do governo?
Durante o evento que aconteceu em Caruaru, a governadora Raquel Lyra (PSDB) saudou o deputado Joãozinho Tenório (Patriota) como “líder do nosso governo”. A frase saiu naturalmente e não foi corrigida, reforçando a teoria de que Izaías Régis (PSDB) pouco tem contribuído com o Palácio, enquanto o vice-líder de Raquel na Alepe vem assumindo, na prática, esse papel.
Pausa
Para aproveitar os festejos juninas, a coluna Cenário Político vai tirar um pequeno recesso neste feriadão, voltando apenas na próxima segunda-feira (26). Apesar disso, você pode continuar acompanhando as principais notícias políticas no nosso site. A todos os nossos leitores, um feliz São João!