Coluna da sexta
O prefeito Simão Durando (UB) tem motivos de sobra para celebrar o mês de junho. Além de ter realizado um grande São João, que consolidou de vez o evento no calendário junino do estado, Petrolina foi confirmada como a maior cidade do interior de Pernambuco. De acordo com pesquisa do IBGE, o município possui atualmente 386.786 habitantes.
Desde a chegada de Miguel Coelho (UB) à Prefeitura de Petrolina em 2017, que a Capital do Sertão passou a vivenciar um grande ciclo de desenvolvimento, sendo apontada ainda em 2021 como a cidade com melhor qualidade de vida do Nordeste. A sequência das conquistas tem sido dada por Simão, que manteve os altos índices em diversas áreas.
Petrolina vem experimentando avanços com obras de mobilidade, além de investimentos na educação, que renderam ao município a melhor nota do IDEB em Pernambuco. Esse processo de transformação naturalmente deixa Simão bem posicionado para 2024, chegando como um forte candidato à reeleição.
Trabalho conjunto
Apesar de ter deixado a Prefeitura de Petrolina há pouco mais de um ano, o ex-prefeito Miguel Coelho (UB) não abandonou a gestão municipal e faz questão de destacar a parceria com o prefeito Simão Durando (UB). Juntos eles celebraram o trabalho feito pelas duas gestões, que contribuiu para que Petrolina fosse considerada a melhor cidade para se viver do Nordeste, além de ter se tornado a terceira maior cidade do estado.
Alternativas
Depois que a Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, por questões políticas, rejeitou o projeto que previa uma operação de crédito para que a Prefeitura construísse um hospital na cidade, o prefeito Fábio Aragão (PP) e o deputado Diogo Moraes (PSB) fizeram uma vistoria às obras da UPA municipal. O parlamentar destacou a rejeição da matéria que contribuiria com a saúde pública e pontuou que vai ajudar o gestor a garantir outras alternativas para o hospital.
Dinheiro na conta
O Banco Interamericano de Desenvolvimento já depositou R$ 126 milhões do total de R$ 2 bilhões em crédito liberado para a Prefeitura do Recife. Reforçando o compromisso em garantir moradia digna, o prefeito João Campos (PSB) já avisou que o valor será investido em duas comunidades que sofrem constantemente com as chuvas: Milagres e Jardim Monte Verde.
Altivez
Além de ter fechado os trabalhos legislativos com alta produtividade e ampliação de projetos sociais nos últimos meses, a Alepe tem como marca deste semestre a altivez do Poder Legislativo. Sob o comando do presidente Álvaro Porto (PSDB), a Casa reconquistou a independência e autonomia que não eram vistas em anos.
Fortalecimento
Por outro lado, o fato de a governadora Raquel Lyra (PSDB) ter obtido vitória no projeto dos professores, que tramitou a duras penas na Alepe, marcou uma virada de chave na quase que infindável crise política vivida nos últimos meses. Na reta final dos trabalhos antes do recesso parlamentar que começou ontem (29), os 30 votos a favor do governo sinalizam uma base que pode voltar ainda mais consolidada e que pode fortalecer o Palácio daqui para a frente.