Atuação da Empetur impulsiona promoção turística do Litoral ao Sertão

Notícias
Publicado por Karol Matos
7 de agosto de 2023 às 08h40min
Foto: Américo Rodrigo

Com a função de fomentar o turismo no Estado de Pernambuco, a Empetur teve uma mudança geracional a partir de 2024 e tem desempenhado um papel de destaque desde o início do novo governo estadual. Para além dos períodos festivos já tradicionais, como o Carnaval e São João, a empresa voltou os olhos para o interior e tem divulgado, através da equipe comandada por Eduardo Loyo, os eventos e festivais que contam com atrações culturais e gastronômicas.

Um exemplo de sucesso tem sido a Rota do Frio, que está entrando em sua reta final. A campanha é uma releitura do “Circuito do Frio”, que, inclusive, foi criado pelo avô de Eduardo, Frederico Loyo, que também presidiu a Empetur e foi pioneiro na promoção do turismo de Pernambuco dentro e fora do Brasil. 

A Rota do Frio promoveu os municípios de Arcoverde, Bezerros, Bonito, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Taquaritinga do Norte, Triunfo, Pesqueira e Serra Talhada. A tendência, conforme explicou o presidente da Empetur, é ampliar ainda mais o evento, principalmente após a requalificação de rodovias essenciais para alavancar o turismo do estado.

“A ideia é ampliar, exatamente. E não necessariamente precisa ter um festival. O festival é uma âncora, mas ele não é imprescindível para participar da rota do frio. É só a gente fazer uma rota de municípios que tenham atrativos e uma rede hoteleira de hospedagem. Recentemente, a governadora nos pediu, a mim e ao secretário [de Turismo] Daniel Coelho, para fazer um levantamento de rodovias prioritárias para o turismo de Pernambuco e a gente já encaminhou isso, através desse empréstimo de R$ 900 milhões para a requalificação de rodovias”, disse.

No fim do mês passado, a Empetur anunciou a ampliação da oferta de voos dedicados para Recife durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Serão oferecidos 20 voos semanais saindo de Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas, no interior de São Paulo, além de Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Campo Grande, Goiânia, Porto Alegre e Florianópolis. As cidades foram sucesso de voos para Pernambuco na última alta temporada.

No próximo dia 17, a Empetur vai lançar, em São Paulo, a campanha de verão, que tem como slogan a frase: “naturalmente incrível” e vai promover as belezas naturais do Litoral ao Sertão de Pernambuco. 

“Nossas praias são lindas e tem praia para todo o gosto. Tem ilha, turismo náutico, mas a gente também tem, no interior do estado, diversas belezas e diversos atrativos, como o Vale do Catimbau, cachoeiras no interior. A gente tem a questão de Petrolândia, que é famosa internacionalmente. Também tem a vinicultura do enoturismo na região de Petrolina e Lagoa Grande. E a gente tem outros atrativos no interior, também, que são ricos e pouco explorados, e nós vamos fazer esse lançamento do ‘Verão Naturalmente Incrível’”, explicou.

Eduardo Loyo, chegou na noite de ontem (6), à Argentina, para participar de um roadshow que vai divulgar o turismo de Porto de Galinhas, destino n° 1 escolhido por turistas argentinos que vêm a Pernambuco. Loyo também tem agenda para trabalhar a divulgação do Estado em Montevidéu, no Uruguai. Ele volta amanhã (8) para o Brasil, mas representantes da empresa continuarão nos países vizinhos para apresentar aos agentes turísticos, os destinos de Pernambuco. Ainda nesta semana, as agendas acontecerão em Rosário e Córdoba, na Argentina, além de Assunção, no Paraguai.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO