Coluna da segunda
Representando o PDT no encontro estadual do PSB, no último sábado (12), o secretário executivo da Previdência, Wolney Queiroz, fez questão de, na presença de Laura e Marcelo Gomes, fazer um discurso defendendo o que ele considera uma “parceria fina” entre os dois partidos na Capital do Agreste.
Com Jorge Gomes, em Caruaru, o PSB ocupou a vice de José Queiroz (PDT) durante oito anos. Nas duas eleições seguintes, o papel se inverteu e os pedetistas apoiaram Jorge e Marcelo para o Executivo municipal. Mas no intervalo do último pleito até os dias atuais, bastante coisa mudou na relação.
Embora não comande mais o Estado, o PSB ainda exerce uma grande influência em Pernambuco. Atualmente, a legenda integra a Prefeitura de Caruaru através de Marcelo Gomes, seu presidente municipal. Mas como na política não existe espaço vazio, os Queiroz apostam na histórica relação com os socialistas para manter a sigla firme no arco de alianças.
Reaproximação
Após a vereadora Perpétua Dantas, hoje no PV, ter ensaiado uma aliança com o ex-deputado José Queiroz (PDT) logo depois de ter rompido com Raquel Lyra (PSDB), a parlamentar retomou, na última semana, conversas com o pré-candidato a prefeito de Caruaru. Esse é mais um passo que Queiroz dá para tentar garantir a federação no seu palanque em 2024.
Ausências
Socialistas históricos, como Danilo Cabral e Milton Coelho, não marcaram presença no encontro realizado pelo PSB em Gravatá no último sábado (12). O ex-governador Paulo Câmara também não compareceu, mas essas faltas já estavam contabilizadas. O pós-processo eleitoral de 2022 deixou muitas feridas que não foram cicatrizadas.
Mais ausências
Alguns deputados estaduais filiados ao PSB, que andam bastante próximos à governadora Raquel Lyra (PSDB), a exemplo de Franz Hacker e Simone Santana, também não foram ao encontro da legenda no Agreste. Embora possua a maior bancada da Alepe, nem todos estão firmes no campo da oposição.
Minimizou
Questionado por este colunista sobre a possibilidade de o MDB e PSD buscarem outros caminhos em 2024, o deputado Pedro Campos (PSB) considerou “naturais” as movimentações, diante do contexto de mudança dos governos estadual e federal. O socialista ainda apontou que a preocupação de João Campos (PSB), no momento, é seguir trabalhando pelo Recife.
Conferindo de perto
Acompanhado do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, visitou, no último sábado (12), diversos estabelecimentos que fazem parte do Festival Gastronômico de Gravatá, que iniciou no dia 5 de agosto e segue até o dia 19 deste mês.