Coluna do sábado
Próximo de ser oficializado secretário municipal do Recife, o deputado Antonio Coelho (UB) resolveu antecipar a estratégia e adotar uma postura mais ácida contra o Governo do Estado nos últimos dias. Antes de se despedir da Alepe, chegou a dizer que Pernambuco estaria próximo de testemunhar “o maior estelionato eleitoral”.
Integrante da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa, Antonio foi o único a votar contra o relatório que prevê o aumento do ICMS de 18% para 20,5%. Oficialmente, o parlamentar faz parte da bancada independente. Entretanto, Edson Vieira (UB), primeiro suplente, deve seguir uma postura de oposição ao governo tucano.
O discurso de Antonio no colegiado foi replicado nas redes sociais do ex-prefeito Miguel Coelho (UB), responsável por fazer toda costura da retomada da aliança do seu grupo com o prefeito João Campos (PSB). Sem nenhum tipo de laço ou afetividade política com a governadora Raquel Lyra (PSDB), os Coelho irão tentar um maior protagonismo no campo adversário.
Notas
MDB em Toritama – Embora a pré-candidata a prefeita de Toritama, Helloysa Ferreira (SD), tenha comemorado o anúncio de apoio de duas expressivas lideranças do MDB Pernambuco ao seu projeto para 2024, o prefeito Edilson Tavares (MDB), que está trabalhando sua sucessão de forma habilidosa, minimizou o episódio e garantiu que o candidato do seu grupo disputará o pleito pela legenda. Dois nomes estão sendo trabalhados: Gil Custódio e Sérgio Colin.
Assunto encerrado – Após repercutir nacionalmente, o pedido de cassação movido contra a vereadora Carol Gonçalves (MDB), feito pelo segundo suplente, Paulo Tavares (MDB), foi arquivado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A denúncia havia sido realizada em março deste ano, por meio do Tribunal Regional Eleitoral, que também rejeitou os argumentos da acusação. A parlamentar celebrou bastante, com um registro feito nas suas redes sociais.
Tucano penalizado – Pelo visto, o argumento que vem sendo utilizado por membros do PSDB Pernambuco, de que detentores de cargos do Poder Executivo não comandarão as comissões provisórias da legenda se aplica apenas ao prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Recentemente, o vice-prefeito Romerinho Leal (Toritama), e o prefeito Dió Filho (Riacho das Almas), assumiram o comando do partido nos seus respectivos municípios. Este último foi eleito pelo Republicanos.
Curtas
Dobradinha mantida – Repercutiu bastante, em Santa Cruz do Capibaribe, a confirmação do prefeito Fábio Aragão (PP) em entrevista à Cultura FM e publicada pelo Blog Cenário, de que o seu vice, Helinho Aragão (PP), será mantido para o projeto de reeleição em 2024.
Contestação – A Prefeitura de Toritama contratou uma ferramenta para fazer uma espécie de Censo “privado” e questionar na Justiça os números apresentados pelo IBGE. Edilson Tavares (MDB) não está convencido dos dados apresentados.
Movimentação – O ex-vice-prefeito de São Bento do Una, Zé Almeida, assumiu o comando do PSDB no município. Ele é pai da deputada Débora Almeida (PSDB) e tem atuado para chegar forte na eleição do próximo ano.