Candidata em Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de setembro de 2023 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna da segunda

Ao que tudo indica, o Partido dos Trabalhadores vai mesmo apresentar um nome para disputar o comando da Prefeitura de Caruaru no próximo ano. No último sábado (16), os dirigentes da legenda se reuniram para discutir os próximos passos e referendar a condição de candidatura própria.

Dois petistas se colocaram à disposição para 2024: Leo Bulhões e Rosa Amorim, entretanto, uma fonte revelou que se a deputada oficializar sua intenção, o presidente municipal da legenda abre mão da disputa. Internamente, algumas alas do PT entendem que a parlamentar tem maiores condições de unir apoios em torno do seu nome.

Diferente do advogado Marcelo Rodrigues, que foi o candidato da sigla ao Executivo em 2020, Rosa possui uma identidade muito maior com o eleitorado de esquerda da cidade, com condições de fazer um debate propositivo e também de conquistar um melhor resultado nas urnas.

Exercendo seu primeiro cargo eletivo, a representante do MST na Alepe obteve uma votação pequena na Capital do Agreste, mas tem aumentado sua presença no município, onde vem desempenhando ações do seu mandato, contribuindo para potencializar o projeto partidário para o próximo ano.

Notas

Ausência – Dado como certo no PT para tentar buscar a reeleição no próximo ano, o vereador Jorge Quintino (SD) levou falta na plenária municipal organizada pelo partido no último sábado (16). Uma fonte próxima ao parlamentar garantiu que ele decidiu não antecipar sua filiação e resolverá seu destino apenas durante a janela de transferência partidária de 2024. Dificilmente a federação vai conseguir montar uma chapa forte para garantir dois nomes na Câmara de Caruaru.

Saída – Ainda na plenária municipal do PT Caruaru, o ex-candidato a prefeito, governador, deputado federal e vereador, Rivaldo Soares, comunicou a sua desfiliação da legenda. Uma carta anunciando a decisão foi publicada por ele, elencando as motivações. Não faltaram críticas de todos os tamanhos para o atual presidente, Leo Bulhões, e outros dirigentes. Rivaldo tinha a intenção de disputar o governo municipal pelo partido, mas não encontrou espaço.

Gestão de entregas – Os quase três anos de governo do prefeito João Campos (PSB) podem ser traduzidas em uma palavra: entregas. São obras e serviços espalhados por todo o Recife, além de novos anúncios que são feitos semanalmente pelo socialista. Recentemente, uma pesquisa apontou que ele é o gestor público mais bem avaliado entre os empresários do estado, sendo bem recebido por 57% da classe produtiva pernambucana, sendo 41% de “bom” e 16% de “ótimo”.

Curtas

FIG – O prefeito Sivaldo Albino (PSB) anunciou, neste fim de semana, mais cinco atrações da 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns: Roupa Nova, Joana, João Bosco, Os Paralamas do Sucesso e Zélia Duncan. O socialista já decidiu que vai municipalizar o evento.

Agreste – Após levar o Ouvir para Mudar à Mata Sul no último sábado (16), a governadora Raquel Lyra (PSDB) desembarca em Caruaru, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe esta semana, para realizar mais uma rodada da caravana.

Correção – Na coluna do último sábado (16), foi afirmado por este colunista que o prefeito Dió Filho tinha assumido a presidência da comissão provisória do PSDB. Ele permanece no Republicanos, partido que é vice-presidente municipal. O presidente do partido tucano é o ex-prefeito e pai do gestor, Dioclécio Rosendo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO