Coluna da quinta
O deputado estadual Gilmar Júnior (PV) também foi um dos destaques na votação do ICMS na última terça (26). Ele foi o único da federação, composta pelo PT, PV e PCdoB, a votar contrário à proposta enviada pelo Estado. O parlamentar não cedeu à decisão dos colegas das demais siglas e nem mesmo do próprio partido.
Apesar de não se declarar oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB), o deputado age como tal. Há quem diga que está na mira do PSB. Com quase 20 mil votos somente no Recife e um primeiro ano de mandato bastante produtivo, Gilmar tem levantado importantes discussões em relação à saúde pública.
Embora exista uma paquera entre o PSB e o deputado, é cedo para afirmar se Gilmar vai deixar o Partido Verde para se integrar ao ninho socialista, até porque seria necessária uma carta de anuência para concretizar essa mudança. Caso não alcance o protagonismo desejado na federação, o enfermeiro pode buscar outras alternativas fora desse conjunto de partidos.
Notas
Presença na ausência – Apesar de a deputada Rosa Amorim (PT) não ter comparecido ao Ouvir para Mudar, ontem (27), no Recife, dezenas de integrantes do MST estiveram no local e recepcionaram de maneira bastante calorosa a governadora Raquel Lyra (PSDB). O gesto pode ser interpretado como um agradecimento pelo reajuste no valor do Chapéu de Palha, programa que contempla os trabalhadores rurais.
Atenção especial – Antes do início da última plenária do programa Ouvir para Mudar, a governadora Raquel Lyra (PSDB) conversou com a imprensa, que desde cedo aguardou a chegada da tucana em uma sala exclusiva, com direito a ar-condicionado e coffee break. A iniciativa de Rodolfo Costa Pinto, Daniella Brito, Manoel Medeiros e Aurélio Camilo foi muito elogiada pelos profissionais presentes.
Escondendo o jogo – Apesar de ter afirmado que a agenda com o presidente Lula foi apenas para agradecer a atenção dele com Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) revelou que fez novos pedidos para o estado, entretanto, não revelou quais foram. A coluna apurou, que o petista, quando soube que a tucana estava em Brasília, fez uma convocação para que ela fosse até o Planalto.
Curtas
Atuação – Atenta aos avanços e mudanças, a deputada Débora Almeida (PSDB) se reuniu, ontem (27), com o presidente da Copergás, Felipe Valença. Na pauta, a expansão do acesso ao gás natural nos municípios do Agreste.
Oportunidade – Escalado para representar a Frente Nacional de Prefeitos no lançamento do Novo PAC Serviços, João Campos (PSB) aproveitou a ocasião para garantir a foto com o presidente Lula, que segue com a imagem disputada.