Coluna da segunda
Exercendo seu quarto mandato na Câmara Federal, o deputado Mendonça Filho (UB) tem voltado seu trabalho parlamentar para temas nacionais, opinando pouco sobre o cenário local, principalmente no Recife, onde já foi uma voz atuante contra os governos do PSB.
Em 2020, Mendonça recebeu 200.551 votos dos recifenses, ficando de fora do segundo turno por muito pouco. Esperava-se que o bom resultado refletisse nas urnas da capital pernambucana na eleição para federal, mas o ex-ministro foi apenas o 12º mais votado, ficando abaixo de Liana Cirne (PT), por exemplo.
Apesar do deputado ser presidente do União Brasil no Recife, a tendência é que o partido apoie a reeleição de João Campos (PSB) em 2024, já que a nível estadual a legenda é aliada do socialista. O movimento deve contribuir para o enfraquecimento de Mendonça no maior colégio eleitoral do estado, deixando ele ainda mais refém das bases no interior.
Notas
Trabalho reconhecido – Embora a conjuntura no Recife mostre um cenário de declínio para Mendonça Filho (UB), a atuação do parlamentar em Brasília segue em alta. O deputado integra a lista dos Cabeça do Congresso Nacional, divulgada na última sexta (29) pelo DIAP. Um fato curioso é que seus outros dois colegas de bancada, Fernando Filho e Luciano Bivar, também fazem parte do seleto grupo.
Inovação – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), inaugurou na última semana a Incubadora para Projetos e Empreendimentos de Base Tecnológica do Agreste. Com a entrega deste equipamento, a expectativa é de que sejam viabilizados suportes físicos, técnicos e gerenciais para micro e pequenos empreendedores que estão iniciando seus negócios voltados à inovação das diversas cadeias produtivas e atividades econômicas do município.
Presença – Pré-candidata a prefeita de Caruaru, a deputada estadual, Rosa Amorim (PT), cumpriu agenda no município durante todo final de semana. A petista fez questão de exercer a democracia votando para o Conselho Tutelar neste domingo (1º). Rosa ainda é pouco conhecida entre os eleitores caruaruenses, mas tem seguido a máxima de “quem não é visto não é lembrado”.
Quebra pau – O Congresso Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizado ontem (1º), em Brasília, foi marcado por agressões entre militantes. No fim das contas, a historiadora Paula Coradi foi escolhida para substituir Juliano Medeiros no comando da legenda. Ela integra o grupo do deputado Guilherme Boulos, pré-candidato a prefeito de São Paulo.
Curtas
Sucesso – O MotoFest 2023, em Caruaru, consolidou de vez o encontro no calendário cultural da cidade. Foram mais de 60 mil pessoas nos três dias de evento.
Recuperação – O presidente Lula recebeu alta hospitalar neste domingo (1º), após a cirurgia de artroplastia no quadril. Ele seguirá despachando do Palácio da Alvorada nos próximos dias.