Coluna do sábado
Na contramão de muitos gestores do estado que seguem procurando uma solução para manter as contas equilibradas, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PP), apresentou, nesta sexta (6), algumas medidas ousadas para reduzir o custeio da máquina e manter os serviços.
Recentemente, Fábio anunciou a redução nos gastos com diárias, combustível, novas gratificações e contratações. O prefeito foi mais além e agora resolveu “cortar na própria carne”, reduzindo seu salário, o do vice e de secretários em 10%, além das gratificações de servidores em 30%.
A decisão pode ser interpretada pela oposição como eleitoreira, mas na verdade realça a capacidade administrativa de Fábio Aragão, que não quer comprometer a execução das obras em uma das cidades mais importantes do Agreste. O momento exige responsabilidade e a economia vai trazer reflexos positivos aos cofres municipais.
Notas
Imagem arranhada – Justamente na semana em que o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), anunciou que é pré-candidato à reeleição, os números divulgados pelo IPEC não são nada animadores para ele. De acordo com os dados, 75% dos eleitores apontaram que LW não merece uma segunda chance e outros 60% afirmam não confiar no gestor.
Oposição na rua – Acompanhada da vereadora Perpétua Dantas (PV) e do vereador Fagner Fernandes (PDT), a deputada Rosa Amorim (PT) foi até a UPA do Vassoural protestar contra o fechamento da unidade para uma reforma. A pré-candidata a prefeita alega que não foi feito um aviso prévio à população e nem foi informado o prazo que a obra vai durar.
Sintonia – O encontro entre o deputado Renato Antunes (PL) e a governadora Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas, mostrou a sintonia da dupla. Além de tratar sobre a educação no estado e a criação de novas escolas técnicas estaduais no Recife, o encontro reforça o protagonismo de Renato na base governista da Assembleia Legislativa.
Notas
Expectativa – Em busca de construir um palanque forte, o ex-deputado José Queiroz espera contar com 10 partidos ao seu lado em 2024, mas por enquanto só tem a garantia de apoio da sua própria legenda, o PDT.
Educação – A governadora Raquel Lyra (PSDB) sancionou os dois projetos que vão garantir mais recursos para financiar o transporte escolar e o funcionamento de novas creches no estado. As duas matérias foram aprovadas na semana passada.