Múltiplas candidaturas

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
11 de outubro de 2023 às 00h00min
Foto: Edmilson Tanaka

Coluna da quarta

Integrando o campo das oposições em Caruaru, o ex-deputado Erick Lessa, que segue filiado ao PP, vem aos poucos se apresentando para o debate eleitoral no município. Além de colocar o nome à disposição dos eleitores para 2024, o delegado tem defendido a ideia de múltiplas candidaturas na cidade.

Embora o PP esteja inclinado a apoiar o projeto de reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), Lessa nutre a esperança de disputar um cargo majoritário pela sigla no próximo ano e vai apostar numa mudança de cenário. Entretanto, não tem descartado a possibilidade de ingressar em outra sigla para não ficar de fora da eleição.

A Capital do Forró conta com pelo menos seis pré-candidatos ao Executivo, incluindo o atual gestor Rodrigo Pinheiro (PSDB), que trabalha para consolidar seu projeto de reeleição. Como o pleito no município é de dois turnos, a estratégia dele é que a oposição apresente diversos nomes e busque uma unidade na etapa final.

A tática de Erick Lessa não é a mesma do também ex-deputado e ex-prefeito José Queiroz (PDT), que tenta se projetar para reunir, ainda no primeiro turno, o maior número de partidos no seu palanque, com o objetivo de ser o adversário com a maior possibilidade de vitória contra Rodrigo. Fato é que o tucano precisa estar preparado para todas as situações.

Notas

Conta eleitoral – Nas últimas semanas o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) recuou de três anúncios polêmicos feitos pela gestão: as multas que seriam aplicadas pelas câmeras instaladas na cidade; o fechamento da UPA do Vassoural e a regulamentação dos motoristas de aplicativo. Todas elas geraram muito ruído na cidade e não avançaram. Pesou a conta para 2024.

Mais polêmica – Depois de aprovar a proibição de casamento homoafetivo no Brasil, a comissão presidida pelo deputado federal Fernando Rodolfo (PL) deve desengavetar, pelas próximas semanas, mais um polêmico projeto de lei. Trata-se do PL 4302/2016, que visa proibir o reconhecimento da “união poliafetiva”, formada por mais de um convivente. A matéria foi apresentada pelo deputado Vinicius Carvalho (Republicanos). O relator é o deputado Filipe Martins (PL).

Segurança – Um grande evento será realizado nesta manhã, na Arena Pernambuco, ocasião em que será feita a entrega simbólica de 22 viaturas para a Patrulha Maria da Penha e policiamento ostensivo; entrega de equipamentos e veículos para o sistema penitenciário, autorização para a construção de uma Casa da Mulher Brasileira e a formalização do repasse dos valores do Fundo Nacional de Segurança Pública e da Operação Escola Segura.

Curtas

Socorro – A governadora Raquel Lyra (PSDB) garantiu que vai cooperar com o Itamaraty para repatriar pernambucanos. Mais cedo, o deputado Renato Antunes (PL) tinha reforçado o pedido.

Prorrogado – O grupo de trabalho formado para discutir a redistribuição do ICMS entre os municípios foi estendido por pelo menos dez dias. Ele é formado por prefeitos, deputados e secretários estaduais.

Desenvoltura – Deputado mais jovem da bancada pernambucana, Lula da Fonte (PP) presidiu parte da sessão de ontem (10), na Câmara Federal, e foi bastante festejado pelos colegas parlamentares.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO