Coluna da segunda
Vítima de um “fogo amigo”, iniciado por lideranças petistas insatisfeitas com sua postura após os atos golpistas do dia 8 de janeiro, o ministro da Defesa, José Múcio, vem crescendo no conceito dos mais críticos e confirmando, por meio da sua atuação à frente da pasta, que o presidente Lula fez uma boa escolha.
Além de contribuir para pacificar o clima entre as Forças Armadas, fato comprovado no desfile cívico-militar, em Brasília, Múcio tem coordenado ações importantes para o país, a exemplo da maior operação de repatriação da história do Brasil, após ataques ocorridos em Israel.
Na última semana, José Múcio esteve em Pernambuco para o anúncio de investimentos na segurança pública. Além das reverências feitas pelos colegas, ele foi aplaudido de pé pelos presentes. Os gestos comprovam que sua experiência na vida pública tem sido um dos grandes ativos para uma mudança de cenário.
Notas
Relatório final – O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (UB), confirmou para esta terça (17), a leitura do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD). Já a votação do documento ficará para o dia seguinte. Os trabalhos no colegiado tiveram início no final de maio. Mais de 20 depoimentos foram colhidos, como os dos generais Augusto Heleno e Gonçalves Dias, e do coronel Mauro Cesar Cid.
Disputa – Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão usando as redes sociais para fazer uma campanha de boicote a uma determinada marca de chocolates que patrocina o influenciador digital Felipe Neto. Em contrapartida, parlamentares de esquerda, a exemplo do senador Humberto Costa (PT), resolveram utilizar as mesmas plataformas para incentivar o consumo do produto.
Compromisso firmado – Suspenso na gestão anterior, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), garantiu ontem (15), Dia do Professor, o “Abono Educador”, no valor de um salário mínimo para os profissionais efetivos. Desde 2021 que o gestor retomou esse pagamento e mesmo com a queda no repasse do FPM, o compromisso não deixou de ser cumprido. Essa é mais uma ação que visa valorizar a categoria.
Curtas
MBL na Estrada – Quem desembarca no Recife, no próximo sábado (21), para o Congresso do Movimento Brasil Livre é o deputado federal Kim Kataguiri (UB). O parlamentar é um dos fundadores do grupo.
MBL Experience – Além de Kim Kataguiri, outras lideranças do MBL estarão presentes no Recife. Para ter acesso à “área vip” do evento, que dá direito a fotos com esses nomes, será necessário desembolsar R$ 250.