Coluna da quinta: excluído do debate

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de novembro de 2023 às 00h00min
Foto: Waldemir Barreto

Coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores, o senador Humberto Costa ainda não foi convidado para ir à mesa com a direção da legenda no Recife e nem muito menos com o GTE municipal, que tem avançado nas conversas com membros do PCdoB e PV, siglas que integram a federação.

A sensação é de que os dirigentes do PT na capital pernambucana estão evitando um desgaste com o parlamentar nesse primeiro momento. Recentemente, Humberto condicionou o apoio do partido ao prefeito João Campos (PSB) a uma participação na chapa majoritária. A postura deve acirrar o clima internamente, já que contraria outras lideranças.

Atualmente, o PT ocupa duas secretarias no Executivo municipal, uma delas comandada por Oscar Barreto, que sempre defendeu a união entre sua legenda e os socialistas, chegando a descumprir resolução para se manter firme ao lado de nomes do PSB, a exemplo de 2020, quando João derrotou Marília Arraes, hoje filiada ao Solidariedade.

Não é que Humberto seja contra a união, mas visando 2026, ele quer um protagonismo do partido no ano que vem. O debate interno promete ser intenso e o presidente Lula terá um peso fundamental, para que os encaminhamentos não reduzam a liderança do senador e nem obstrua o projeto de reeleição do jovem prefeito.

Notas

Repercussão negativa – Mesmo que não sofra nenhuma punição por parte da Câmara de Arcoverde ou da Justiça, o desgaste causado à imagem da vereadora Zirleide Monteiro (PTB) será inevitável. O lamentável episódio repercutiu nos principais portais do país, chamando a atenção de diversos políticos e autoridades.

Renovação – Caso não resolva deixar o PSDB nos próximos meses, a governadora Raquel Lyra está garantida na presidência estadual do partido até abril do próximo ano. Especula-se que ela pode deixar a legenda tucana para ingressar no PSD ou em outra sigla que integre a base de sustenção do Governo Federal. A confirmação reafirma que Raquel não está inerte aos movimentos para 2024.

Alternativa – Caso o prefeito Rodrigo Pinheiro, atualmente no PSDB, não consiga avançar nas tratativas para ingressar a algum dos partidos que ele vem mantendo diálogo, uma opção seria se filiar ao Podemos, que além de declarar apoio à reeleição do gestor caruaruense, tem Anderson Luiz, braço direito de Pinheiro, enquanto presidente.

Curtas

Corrupção – A operação encabeçada pelo GAECO e MPPE sacudiu o mundo político nesta quarta (1º). O alvo foi um grupo que agia no Detran entre 2016 e 2020. O prejuízo foi de R$ 64 milhões.

Nova função – Exonerada do Ministério do Esporte, Ana Moser foi nomeada pela União enquanto membro titular do Conselho Fiscal do Serviço Social do Comércio (Sesc). Ela receberá R$ 4.770 por cada reunião.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO