Coluna da terça: resposta no Cabo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
7 de novembro de 2023 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Eleito pelo Partido Liberal em 2020, o atual prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, deixou para trás a aliança que existia com o deputado federal André Ferreira (PL) e fez a travessia para o PP, legenda pela qual ele vai disputar a reeleição no próximo ano.

Patinando nos números que medem sua administração, Keko não deve ter vida fácil em 2024, já que vai enfrentar dois deputados estaduais nas urnas: Lula Cabral (SD) e Joel da Harpa (PL). O primeiro conhece bem o cenário local, por já ter sido prefeito do Cabo. Já o segundo, atendeu a uma convocação da direção do seu partido.

Embora Joel tenha conquistado uma votação inexpressiva no município para estadual, ele terá como cabo eleitoral Anderson Ferreira (PL), que ficou em segundo lugar na corrida para o Governo do Estado e pode contribuir atraindo os conservadores para esse palanque.

Mesmo que não obtenha sucesso no projeto para o Executivo municipal, a entrada de Joel da Harpa na disputa deve embaralhar o cenário eleitoral, atrapalhando os planos de Keko para uma reeleição que até pouco tempo parecia segura.

Notas

Disputada – Se nada mudar até o pleito de 2024, a corrida para a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deve polarizar entre o atual prefeito Mano Medeiros (PL) e o ex-prefeito Elias Gomes (PT). Ambos têm se movimentado bem na conquista de novos apoios e no debate sobre o município. Já a deputada Clarissa Tércio (PP), ainda não entrou no jogo. Enquanto o ex-vereador Daniel Alves, apesar de ter densidade eleitoral, não possui grupo político.

Representação sindical – Com o apoio e a presença da senadora Teresa Leitão (PT), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Ivete Caetano, lançou ontem (6) sua chapa para concorrer novamente ao comando do Sintepe, um dos mais atuantes na luta pela valorização dos professores da rede estadual de ensino. A eleição ocorrerá nos dias 22 e 23 deste mês.

Segurança – Em meio às críticas da oposição sobre os números da violência no estado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu mais uma resposta efetiva. Ela anunciou, ontem (6), as provas para 214 cargos na Polícia Científica. Nos últimos 10 meses, o Estado abriu mais de 4 mil vagas de concurso para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Curtas

Feliz da vida – Sertanejo do Pajeú, o deputado José Patriota (PSB) comemorou bastante o acesso do Afogados da Ingazeira para a elite do futebol pernambucano.

Construção – No Recife, PT, PV e PCdoB estão bastante avançados na estratégia sobre a eleição de 2024 para o Legislativo municipal. A federação vai tentar eleger oito nomes.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO