A manutenção dos incentivos fiscais para o setor automotivo de Pernambuco, garantida no texto da Reforma Tributária aprovado nesta terça-feira (7) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, é a melhor notícia que o Estado poderia receber neste momento, de franca recuperação econômica e acelerada geração de empregos.
Com a articulação cirúrgica da governadora Raquel Lyra (PSDB) e a intervenção direta do presidente Lula, os benefícios para o segmento serão prorrogados até 2032.
Ao se instalar em Goiana, na Mata Norte, o polo automotivo promoveu uma verdadeira revolução na economia pernambucana, antes fortemente vinculada ao açúcar. A mudança modernizou a indústria local, capacitou a mão de obra e injetou recursos consideráveis nos cofres estaduais. Só para se ter uma ideia, entre 2015 e 2021 houve um incremento de 28,4% ao ano na arrecadação do ICMS no setor de fabricação de automóveis do estado.
Quando percebeu a ameaça ao segmento, Raquel Lyra prontamente construiu todas as pontes necessárias para evitar a aprovação desta medida. A gestora reuniu-se com parlamentares, ministros, outros governadores nordestinos e o resultado da mobilização está posto: a garantia da competitividade do setor automotivo para além do eixo Sul-Sudeste.
Notas
Modificação – A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco votou nesta terça (7), um projeto de resolução que flexibiliza a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa para o próximo biênio. Assim como aconteceu na CCLJ, o plenário aprovou a matéria por unanimidade e a Alepe já pode fazer a convocação para o pleito interno.
Engenharia – Coincidentemente, a votação para permitir que a Alepe antecipe a eleição da Mesa Diretora aconteceu na ausência do deputado Antônio Moraes (PP). Ele preside a CCLJ da Assembleia e está fora do país desde a semana passada. Moraes é aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB) e poderia não pautar a proposta. A sessão no colegiado foi conduzida por Romero Albuquerque (UB).
Demonstração de força – Mais uma vez, Álvaro Porto (PSDB) deve ser candidato único à presidência da Alepe. O sentimento da maioria dos deputados é o de não bater de frente com o deputado, que tem vivido um bom momento na Casa. Uma das características dele tem sido manter a autonomia do Legislativo em relação aos demais poderes. A manutenção do cargo está nas mãos de Porto.
Costura em curso – Próximo de concretizar o apoio da federação ao seu projeto de reeleição, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) caminha para montar uma grande frente de partidos em Caruaru. O movimento é um duro golpe contra o ex-deputado José Queiroz (PDT) que, na prática, vem encontrando dificuldades para montar um palanque forte e que dê condições de competitividade.
Curtas
Autorização – Depois de muita espera, o presidente Lula assina a ordem de serviço para iniciar a duplicação da BR-423 em Pernambuco.
Presenças – A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), estarão presentes na cerimônia de autorização da duplicação da BR-423.