Com um perfil conciliador, Armando Monteiro Neto foi prestigiado, na tarde desta segunda (13), no Recife, por grandes nomes que deram sua contribuição e ainda contribuem com o desenvolvimento do estado. O evento de filiação do ex-senador ao Podemos reuniu deputados, presidentes de legendas e lideranças de todas as colorações partidárias, do PT ao PL.
Por onde passou, Armando soube entrar e sair pela porta da frente. Tanto é, que desfiliou-se do PSDB recentemente, mas nem por isso a governadora Raquel Lyra, que é a presidente estadual da legenda, deixou de comparecer ao ato para referendar a importância do aliado no contexto político.
Das quatro eleições que concorreu para o Legislativo, Monteiro Neto venceu todas elas e a tendência é que em 2026 ele volte a disputar uma cadeira no Congresso. O tamanho e a representatividade do evento foi enxergada pelos presentes como uma boa largada para voltar a contribuir com Pernambuco em Brasília.
Notas
Sintonia – Mesmo que não tenham vindo do mesmo local, chamou atenção que o ministro Silvio Costa Filho e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tenham chegado juntos ao ato de filiação do ex-senador Armando Monteiro ao Podemos. Depois do evento, o deputado licenciado e o gestor municipal foram flagradas conversando no restaurante do hotel sobre o fortalecimento do partido na Capital do Forró.
Representação – Na noite de ontem (13), os deputados chegaram a um entendimento sobre a chapa que deve ser eleita para a Mesa Diretora da Alepe. O que chamou atenção é que para o próximo biênio, nenhuma mulher entrou nessa chapa para ocupar um dos 7 cargos mais importantes da Casa. Álvaro Porto, Francismar Pontes, Diogo Moraes, Gustavo Gouveia, Claudiano Martins Filho, Romero Sales Filho e Coronel Feitosa são os nomes da vez.
Teste – Em reserva, um parlamentar avaliou que apesar de ser um movimento de garantia para que Álvaro Porto (PSDB) consiga ser reconduzido, a antecipação da eleição será também um termômetro para conhecer, de fato, qual é o poder que ele e Gustavo Gouveia (SD) exercem junto aos deputados. Na eleição para o primeiro biênio, realizada em fevereiro, ambos foram eleitos por unanimidade. Se os números caírem para qualquer um dos dois, o resultado pode ser considerada um recado.
Curtas
Mantida – Mesmo com “alerta” feito pelos partidos Progressistas e União Brasil sobre a antecipação da eleição da Mesa Diretora, o presidente Álvaro Porto (PSDB) que o pleito está mantido.
Pedido – Durante agenda do ministro Silvio Costa Filho em Petrolina, o prefeito Simão Durando (UB) fez três pedidos. Um deles foi o retorno do pouso do avião cargueiro para facilitar o escoamento da produção.