Raul diz que Tonynho deveria ser candidato a prefeito em Caruaru

Notícias
Publicado por Karol Matos
16 de novembro de 2023 às 08h35min
Foto: Rafael Bandeira

O MDB em Caruaru vem passando por alguns dilemas. O partido tem hoje dois vereadores na Casa Jornalista José Carlos Florêncio: Carlinhos da Ceaca e Galego de Lajes; este último sendo o único aliado histórico que sempre acompanhou o grupo liderado pela família do ex-deputado Tony Gel.

Os vereadores têm receio de o partido não conseguir alcançar o coeficiente e os dois acabarem perdendo os mandatos. Outra preocupação é em relação a uma possível candidatura a vereador do diretor de Marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, já que eles poderiam fazer calda e o MDB acabaria elegendo apenas um, o próprio Tonynho.

Há algumas semanas, numa entrevista ao Mesa Redonda, da Cultura FM, Tonynho garantiu que não pretende ser vereador. Apesar disso, é preciso uma boa estratégia para manter as representações do MDB na Câmara Municipal, já que, com a dificuldade que a legislação eleitoral trará para a montagem de chapas no próximo pleito, tanto Carlinhos, quanto Galego de Lajes podem buscar abrigo em outros grupos para garantirem a reeleição.

Nos bastidores, o nome de Tonynho é ventilado para uma possível vice, mas esta semana, o ex-deputado federal, Raul Henry, que é presidente estadual do MDB, concedeu uma entrevista ao Blog Cenário e Cultura FM, falando sobre os planos do partido para Caruaru. Na opinião dele, Tonynho deveria encabeçar uma chapa.

“Tonynho é um quadro importantíssimo do partido e se ele quiser disputar a eleição de Caruaru, a minha percepção é que terá, sim, o apoio do partido. Eu não posso falar pelo partido, porque sou o presidente, mas o partido hoje é mais heterogêneo, mais plural, e precisa ouvir todo mundo. Tonynho seria um nome da melhor qualidade para disputar a Prefeitura de Caruaru. Essa é a minha opinião. Naturalmente, a opinião tem que ser uma opinião coletiva do partido e tem que passar também pela opinião do próprio Tonynho”, disse Raul.

Questionado se a decisão passa pela governadora Raquel Lyra, Raul afirmou que este é um assunto partidário.

“Eu acho que é uma discussão do MDB. O MDB, os partidos de uma forma geral, na eleição municipal, cada um desenha o seu projeto. Nós tivemos uma aliança com o PSB, no momento em que eu era vice-governador, e o MDB disputou eleições contra o PSB em grande número de cidades e 70% das nossas vitórias foram contra candidatos do PSB. Esse momento da eleição municipal é um momento em que os partidos montam suas estratégias de crescimento, de fortalecimento, para fazer composição mais ampla na eleição geral, que vem dois anos depois”, explicou.

Apesar dessa fala de Raul Henry, Tonynho tem sido categórico afirmando que vai consultar Raquel, o que é natural, já que ele e Tony Gel são aliados da tucana e ocupam espaços na estrutura do governo estadual. 

Tonynho sempre foi enxergado como um quadro promissor, mas adiou sua estreia na vida pública e acabou sendo testado nas urnas pela primeira vez apenas no ano passado, quando concorreu ao cargo de deputado federal e recebeu 16.859 votos, sendo 14.011 deles em Caruaru, uma importante votação, mas que não foi suficiente para o partido garantir dois representantes na Câmara Federal, elegendo apenas Iza Arruda como representante de Pernambuco. 

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO