Moradores, voluntários, servidores públicos e gestores do Jaboatão dos Guararapes se uniram para transformar a realidade do bairro de Sucupira, por meio do Programa Viver Melhor. Lançado neste sábado (16), pelo prefeito Mano Medeiros (PL) em parceria com a Tintas Coral, o programa iniciou com uma oficina de cocriação com crianças do bairro e um grande mutirão de pintura de residências, que se estenderá pelos próximos três meses e envolverá diversas políticas públicas discutidas com a comunidade, como a criação de áreas de brincadeiras, espaço de horta compartilhada, melhoria da iluminação e aulas de dança para idosos.
Ao todo, 150 famílias foram cadastradas para receber tinta e pincéis para realizar a pintura dos seus imóveis, com apoio de voluntários e servidores. Aos poucos, paredes brancas e desbotadas ganharam cores variadas. Como a casa de dona Quitéria Bezerra, de 84 anos, pintada de laranjada, que recebeu a marca do programa envolta em um coração pintados pelo prefeito Mano e a primeira-dama, Andrea Medeiros.
“O objetivo do Viver Melhor é o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades. Ao discutir como querem melhorar o espaço em que vivem e colocar a mão na massa para transformar o território, os moradores passam a ter uma relação diferente com o bairro e com os vizinhos. E surge uma relação afetiva e de cuidado com esse espaço compartilhado”, afirma o prefeito Mano Medeiros.
Sob consultoria da empresa Ikone, que realizou reuniões comunitárias para construção do programa junto com os moradores, nos últimos meses, o Viver Melhor juntou diversas crianças para realizarem um mapeamento afetivo do território, proporcionando uma visão única sobre as expectativas e desejos sobre o futuro do local. “A interação tem sido muito positiva e tende a crescer, à medida em que as atividades avançam. Estou muito animado”, afirmou Túlio Ponzi, CEO da Ikone.
O programa surgiu no eixo de capacitação de servidores, do Plano Diretor. Mas se desenvolverá de forma independente. Para sua construção em Sucupira, foram abordados três eixos: o desenvolvimento urbano sustentável; empreendedorismo e desenvolvimento econômico; e bem-estar comunitário.
“Eu sempre digo que estamos nas ruas ouvindo as pessoas e o Viver Melhor é uma forma de trazer essas pessoas para implementar mudanças que tanto querem junto com o município. Tenho certeza de que os resultados serão muito positivos, para levarmos essa experiência a outros bairros. E isso só pode ser feito por meio de parcerias entre o poder público, as comunidades e empresas privadas”, declarou Mano, agradecendo a todos os envolvidos.