O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) encerra o ano com uma gestão ativa e focada em dois pilares cruciais: a defesa do piso salarial da categoria e a intensificação das ações de fiscalização para garantir a qualidade dos serviços odontológicos no estado.
Sob a liderança do presidente Eduardo Vasconcelos, o CRO-PE ingressou com mais de cem ações judiciais em 2023, buscando ajustes salariais nos editais de concursos e seleções públicas em diversos municípios. Destaca-se a ação de repercussão geral no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o município de Gravatá, que promete encerrar a discussão nacionalmente.
Já o setor de fiscalização do CRO-PE intensificou suas atividades, realizando mais de 5 mil vistorias regulares em consultórios e laboratórios de prótese públicos e privados. No combate ao exercício ilegal da profissão, os fiscais não mediram esforços, conduzindo 57 pessoas à delegacia ao longo do ano. Essas iniciativas visam salvaguardar a integridade da prática odontológica, reforçando a importância do cumprimento das normas éticas para garantir que a população receba atendimento de qualidade em ambientes seguros e éticos.
O CRO-PE não apenas garante a qualidade, mas também combate o exercício ilegal da odontologia. Investigações em consultórios suspeitos e colaboração com as autoridades destacam a importância de receber tratamento apenas de profissionais devidamente habilitados.
“O balanço anual reflete o compromisso do CRO-PE em fortalecer a odontologia, garantindo condições dignas para os profissionais e priorizando uma saúde bucal de qualidade aos pernambucanos”, destacou Eduardo Vasconcelos.
Interiorização
O CRO-PE tem intensificado suas ações de interiorização, investindo em capacitações de alto nível, caravanas de saúde bucal e ações educativas de escovação, que visam fortalecer as habilidades dos profissionais e, ainda, proporcionar atendimento de qualidade à comunidade. Além disso, a recente inauguração da Delegacia Regional em Garanhuns teve como objetivo estreitar os vínculos entre o Regional e os profissionais, reforçando o compromisso com a promoção da saúde bucal em todo o estado.