Após pouco mais de 30 dias de recesso, os deputados estaduais retomam os trabalhos na Assembleia Legislativa nesta quinta (1º). O assunto principal que vai marcar a volta, não deve ser outro: a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pelo Estado para tentar reverter no STF a derrubada dos vetos à LDO. O tom dos discursos da base e da oposição na tribuna servirá de termômetro.
A pauta em questão é o assunto da semana e promete movimentar os bastidores nos próximos dias, já que os principais envolvidos aguardam um desfecho da Justiça para calcular os próximos passos que serão dados. A expectativa era de que o início do ano fosse marcado por uma relação amistosa entre os dois poderes, mas o pré-retorno dos trabalhos na Alepe tem indicado que não será bem assim.
Em 2023, a Assembleia teve um papel fundamental na aprovação de matérias importantes para o Executivo e para o próprio Legislativo. Só de projetos dos deputados foram mais de 1.500. O período também estabeleceu uma postura de independência da Casa, perfil que deve ser realçado na medida que as ações forem sendo desenvolvidas.
Tecnologia – A Secretaria de Defesa Social confirmou, ontem (29), o uso de câmeras corporais (bodycams) nos uniformes dos policiais militares. Só no Galo da Madrugada serão mais de 100 PMs usando o equipamento. A novidade foi anunciada durante coletiva para explicar a operação que será realizada no Carnaval 2024.
Pensando na frente – Embora o assunto da vez seja o Carnaval 2024, foram iniciadas as tratativas sobre o retorno do Voo do Forró para Caruaru. A solicitação foi feita ontem (29), pela Setur e Empetur aos representantes da Azul Viagens, que marcaram presença no lançamento da malha aérea do 2º semestre 2024. A expectativa dos gestores pernambucanos é positiva.
Posicionamento – O Republicanos será o primeiro partido a declarar oficialmente apoio à reeleição do prefeito João Campos (PSB) no Recife. O ministro Silvio Costa Filho já tinha informado que a legenda iria seguir com o socialista, mas ainda faltava um ato oficial para formalizar a decisão. Apesar de o PT já ter indicativo que seguirá o mesmo caminho, o debate sobre a vice tem prevalecido.
Recorde – O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, comemorou o recorde histórico alcançado pela instituição ao longo de 2023. Foram mais de R$ 58,4 bilhões em contratação de operações de crédito. Um aumento de 27%. O anúncio foi feito em evento realizado na sede do BNB, em Fortaleza, que reuniu lideranças políticas e empresariais, além de representantes dos setores produtivos.
Posse – A governadora Raquel Lyra (PSDB) estará em Natal, nesta quarta-feira (31), para participar da assembleia geral do Consórcio Nordeste, que vai marcar a posse da nova presidente, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). O evento está previsto para às 8h, no Centro de Convenções de Natal e deve reunir os gestores que integram o consórcio.