Com a oficialização do PDT no governo Raquel Lyra (PSDB), o prefeito João Campos (PSB) perde, em seis meses, o segundo partido que integrava sua base de sustentação, o primeiro foi o PSD. Há também uma grande possibilidade de que o MDB siga o mesmo caminho, o que na prática, desfalcaria o palanque do socialista no Recife.
Na última semana o Republicanos foi o primeiro grande partido a anunciar apoio à reeleição de João. Existe uma expectativa para que o União Brasil faça parte do projeto liderado pelo gestor recifense, mas é algo que vai depender do resultado da convenção nacional, que pode ter reflexo direto nos estados e capitais.
João Campos segue liderando todos os índices possíveis e imagináveis, que naturalmente cravam ele como favorito para o pleito municipal. Mas as últimas perdas podem torná-lo refém do PT, que pressiona para ter a vice. Além do tempo de programa eleitoral, que é fundamental num pleito desse porte, o partido dispõe da liderança do presidente Lula, maior cabo eleitoral no estado. Esses elementos fazem a diferença.
Indicativo – O PT já deu todos os sinais de que vai seguir os passos de João Campos (PSB) no Recife. Entretanto, uma ala ainda alimenta a tese de candidatura própria. Esse seria um elemento a ser considerado, caso não consigam o objetivo principal, que é o de participar da chapa majoritária ao lado do socialista.
Ampliação – O PP deve ser contemplado com mais cargos de confiança na máquina pública estadual, na medida em que a governadora Raquel Lyra (PSDB) for encaixando as peças da minirreforma aprovada no fim do ano passado. A legenda é a única que vem se mantendo, na sua integralidade, fiel ao projeto tucano.
Longo prazo – As articulações da governadora Raquel Lyra (PSDB), que tem como objetivo esvaziar o palanque do prefeito João Campos (PSB), miram 2026. Entretanto, é urgente que o Palácio do Campo das Princesas melhore a relação com os deputados estaduais. A insatisfação nos bastidores da Casa é grande.
Animação – Embora ainda esteja na titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Andréa de Paula (PSD) não tem descuidado da pré-candidatura a vereadora do Recife e tem circulado pela cidade. Na última terça (8), ela esteve no Alepe Folia e falou com entusiasmo do projeto político.
Acerto – A ação promovida pela Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur, ontem (8), no Aeroporto do Recife, foi o maior sucesso. Turistas foram recebidos com muita animação e frevo, características que tomam conta do período. Um palco foi montado para uma apresentação surpresa do cantor Alceu Valença.