Opositores no campo político e ideológico, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB) devem protagonizar uma disputa acirrada para o Governo do Estado em 2026. Enquanto a tucana já está habilitada para o próximo pleito, o socialista ainda precisa vencer a eleição deste ano para pensar em alçar voos mais altos.
Mesmo não sendo adversários diretos neste ano, Raquel e João já estão travando algumas batalhas, a exemplo da posse do imóvel onde está instalado o Centro de Referência do Idoso e a devolução dos servidores estaduais cedidos à Prefeitura do Recife. Lyra também tem atuado para desidratar a base partidária de Campos.
Um ponto em comum entre eles é que nenhum dos dois sabe o que é derrota eleitoral. No currículo, Raquel Lyra tem duas vitórias para o Legislativo, enquanto João Campos tem uma. Já para o Executivo, a governadora contabiliza três conquistas e o prefeito uma, podendo ampliar esse número em outubro.
Enquanto o duelo de invencíveis não acontece em um confronto direto nas urnas, os bastidores seguem aquecidos à espera desse clássico que parece não ter espaço para uma terceira via.
Tendência – Líder nas redes sociais entre os prefeitos de todo o país, João Campos (PSB) saltou de 1,5 milhão para 2 milhões de seguidores no Instagram. O ‘boom’ aconteceu justamente no dias de Carnaval, onde o gestor comprovou ser um verdadeiro case de sucesso para quem busca conteúdo político de uma maneira leve e próxima do público/eleitor.
Oportunidade – Quem também vem mandando bastante bem nas redes sociais é o gerente de Marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues. O pré-candidato a prefeito de Caruaru teve uma agenda intensa nesse Carnaval e aproveitou o momento para estreitar a relação com a governadora Raquel Lyra (PSDB), acompanhando a tucana nos polos de folia.
Foliões apaixonados – A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffman, e o também deputado Lindbergh Farias aproveitaram bastante os dias dedicados à folia de momo, em Pernambuco. O casal visitou os principais polos de Recife e Olinda na companhia de aliados. Além de curtirem a festa, eles foram bastante tietados com pedidos de fotos.
Destaque nacional – O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), recebeu diversos jornalistas do estado e também a nível nacional, que foram até o município localizado na Mata Sul conhecer as festividades locais neste período carnavalesco. Foi na gestão do emedebista que as tradições culturais do Carnaval foram resgatadas.
Lá e lô – Após acompanhar a governadora Raquel Lyra (PSDB) no encontro de maracutus rurais em Aliança, o deputado estadual João Paulo (PT) esteve, pouco tempo depois, com Marília Arraes (SD), acompanhando a mesma festividade. A ex-deputada tem a tucana como rival política e desfere, nas redes sociais, diversas críticas à gestão estadual.
Descuido – O abandono da gestão pública presenciado nas ruas de Olinda, durante o período carnavalesco, não condiz com a grandeza e a riqueza cultural da festa. Estive na cidade e testemunhei a alegria dos foliões ofuscada pelo lixo e o mau cheiro presente nos mais diversos locais. Essa é a marca do prefeito Professor Lupércio (PSD), que se despede este ano do governo municipal.