Aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB), o PP, que é presidido no estado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, iniciou a semana disposto a expandir a participação do partido na estrutura governamental, além de debater a sucessão no Recife. Entretanto, nenhuma das duas discussões tiveram um desfecho na reunião de ontem (19).
A pauta estadual foi suspensa pelos presentes, que decidiram encaminhar a decisão na próxima semana. Já em relação à eleição na capital pernambucana, o PP apresentou alguns pontos que considera importante fazer parte do plano de governo, mas deixou nas mãos da executiva municipal o destino do partido na cidade.
Com mais de 30 prefeitos no estado, quatro deputados federais e oito estaduais, alguns quadros que integram a legenda demonstraram incômodo com o avanço de outras siglas no primeiro escalão, mas uma conversa entre Dudu e Raquel na tarde de ontem deve acalmar os ânimos.
O desconforto do PP com relação ao protagonismo dado a outras legendas é legítimo, tendo em vista a defesa que o partido tem feito do Governo, principalmente na Assembleia Legislativa, onde Raquel não possui uma base sólida e o Palácio do Campo das Princesas tem sido alvo de constantes questionamentos e criticas.
Baixa – O Republicanos sofreu uma nova baixa no seu quadro de gestores municipais. Nó início da noite desta segunda (19), Dra. Cátia trocou a legenda na qual foi eleita em 2020 pelo PP. Já na eleição de 2022, a prefeita apoiou o deputado Eduardo da Fonte (PP) em Jataúba, dando a ele 5.576 votos na cidade.
Estreante – Esposa do deputado Fernando Rodolfo (PL), a nutricionista Itla Campos (PL) dará os primeiros passos na política este ano. Ela será candidata a vice-prefeita da cidade de Angelim, na chapa liderada pelo dentista Marco Calado Filho. O parlamentar federal vai precisar dividir suas atenções entre Caruaru e o município localizado no Agreste Meridional.
Comissão suprapartidária – Logo mais, às 10h, os deputados Joel da Harpa (PL), Gleide Ângelo (PSB), Mario Ricardo (Republicanos), Renato Antunes (PL) e Eriberto Filho (PSB) serão recebidos no Palácio do Campo das Princesas, para apresentar as reivindicações dos policiais civis. A pauta foi levantada ontem (19) pelo Sinpol na Alepe.
Ovacionado – Empossado ontem (19) enquanto novo secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes foi bastante festejado durante a oficialização do seu nome no Palácio do Campo das Princesas. Amigos, familiares e aliados políticos foram em peso celebrar o momento.
Homenagem – Por indicação do deputado Kaio Maniçoba (PP), a Assembleia Legislativa de Pernambuco, em reconhecimento à notável contribuição cultural de Naná Vasconcelos, (in memoriam), aprovou por unanimidade o requerimento para a realização de uma reunião solene que vai homenagear o músico. O evento acontecerá nesta terça (20), a partir das 18h.