Coluna da quarta: chamando a responsabilidade

Cenário Político
Publicado por Redação
28 de fevereiro de 2024 às 00h00min
Foto: Hesiodo Góes

A governadora Raquel Lyra (PSDB) passou a acompanhar de perto o debate sobre a segurança pública do estado, um dos maiores gargalos da sua gestão até o momento, fazendo questão de participar das reuniões de planejamento e monitoramento do Juntos pela Segurança, programa iniciado no ano passado.

A segurança tem sido um tema quase que obrigatório nos discursos dos deputados de oposição na tribuna da Alepe. Os adversários do governo tucano não têm dado sossego sobre o assunto, sobrando muitas vezes para o deputado Antônio Moraes (PP), que tem propriedade sobre o conteúdo, fazer a defesa. 

Como resposta para parte das dificuldades enfrentadas na área, nos últimos dias Raquel dobrou o número de vagas para os concursos das polícias Civil e Militar, atendendo a uma cobrança da categoria. Até 2026 o Estado pretende reduzir a violência em 30%, meta ousada e que vai exigir um esforço pessoal de Raquel.

Punição – O deputado Alberto Feitosa (PL) questionou a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva de proibir a presença da torcida nos jogos do Sport. Para o parlamentar, a medida foi um “ato desproporcional”. Ele foi aparteado pelo deputado Rodrigo Farias (PSB), que também condenou a sentença.

Buscando solução – Com forte atuação no Agreste, o deputado Abimael Santos (PL) usou a tribuna da Alepe para repudiar o possível fechamento do Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru. Os deputados Diogo Moraes (PSB), Gilmar Júnior (PV) e Rosa Amorim (PT), se somaram ao parlamentar na cobrança por uma resposta.

Cabo eleitoral – Na tentativa de estadualizar o pleito desse ano contra Rodrigo Pinheiro (PSDB), candidato da governadora Raquel Lyra (PSDB), o ex-prefeito José Queiroz (PDT) escalou o prefeito João Campos (PSB) para a sua pré-campanha. Esse movimento antecipa desde agora um possível embate em 2026 entre a tucana e o socialista.

Composições – Os partidos Avante, Podemos e PSDB pretendem realizar eventos separados de filiação em Caruaru. Os atos também servirão para apresentar nomes que deverão integrar essas chapas. Ontem (27), os presidentes das três legendas fizeram importantes movimentações na capital pernambucana.

Encontro com prefeitos – Presidente do Coniape, Josafá Almeida (UB) vai aproveitar a agenda do ministro Silvio Costa Filho em Caruaru, para reunir o titular da pasta de Portos e Aeroportos com os consorciados. Um almoço será oferecido em uma churrascaria da cidade e deve contar com um grande quórum de políticos da região.

Redação

Ouça agora AO VIVO