Coluna da quarta: o peso do PP na eleição de Caruaru

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de março de 2024 às 00h00min
Foto: Bruno Spada

Embora seja um partido que integre a base da governadora Raquel Lyra (PSDB), o PP ainda não definiu em qual palanque subirá em Caruaru. O natural seria que a sigla apoiasse o projeto de reeleição do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), mas uma fonte ligada ao deputado Eduardo da Fonte revelou à coluna que o dirigente anda irritado com a falta de atenção sobre uma demanda apresentada.

O PP reivindicou, na Capital do Agreste, o empenho de Pinheiro na montagem de uma chapa que seja capaz de garantir a reeleição do vereador Anderson Correia, mas não tem encontrado uma resposta satisfatória do gestor. Por outro lado, o ex-deputado Wolney Queiroz corre por fora e tenta garantir o apoio da legenda para o seu pai, o pré-candidato Zé Queiroz (PDT).

De todos os partidos que apoiam a reeleição de Rodrigo, o PP seria o de maior tempo de rádio e TV que o gestor caruaruense teria no seu arco de alianças, devido ao número de deputados que possui na Câmara Federal, fundamental numa eleição que promete ser bastante acirrada.

PSD e MDB têm 42 parlamentares cada uma, PSDB possui 13, Podemos 12 e Avante 7. Somente o PP tem 47 deputados, quase metade do que todas as outras legendas têm juntas. A dinâmica de Dudu não tem sido a mesma do prefeito e, para o Progressistas, o tempo está perto de se esgotar, podendo resultar num desencontro político com Rodrigo.

Livre – Exercendo função na Unidade de Transportes e Oficina da Polícia Civil, que fica localizada no Recife, o Delegado Lessa (Republicanos) tem aproveitado o benefício da licença-prêmio da corporação para se dedicar ao período de pré-campanha na Capital do Agreste. Até o final de junho, Erick estará integralmente em Caruaru dialogando com lideranças e participando de entrevistas.

Fora – Lotado no gabinete do deputado federal Fernando Rodolfo (PL) desde julho de 2023 e com um salário de pouco mais de R$ 10,8 mil, o professor André Fernando Cavalcanti Filho foi exonerado do cargo de secretário parlamentar da Câmara Federal. Ele era indicado do Delegado Lessa e, coincidência ou não, a saída aconteceu após o anúncio de filiação ao Republicanos.

Engajados – Durante a apresentação dos homenageados do São João de Caruaru 2024, dois representantes fizeram questão de sinalizar para a reeleição do gestor. Enquanto um dos integrantes do batalhão de bacarmateiros 72 exaltou a preocupação do tucano com a cultura, gritando “o atraso nunca mais”, o empresário Adolfo José disse que quer Rodrigo prefeito (PSDB) por muitos anos.

Registrado – Apesar de nenhum vereador do Recife ter pedido votação nominal na moção de repúdio contra Lula por fala sobre Israel e Holocausto, é importante relatar que alguns parlamentares fizeram questão de registrar os votos contrários em ata. Entre eles, Liana Cirne (PT).

Fortalecimento – As movimentações políticas em Santa Cruz do Capibaribe estão a todo vapor. Enquanto o prefeito Fábio Aragão (PSD) e a ex-deputada Alessandra Vieira (PL) irão realizar atos de filiação aos novos partidos que ingressaram recentemente, o PP filiou integrantes do Grupo Verde, a exemplo do presidente da Câmara Municipal, Zeba Cilmério, a vereadora Nega da ONG e os empresários Alan César e Valmir Ribeiro.

Regra – As Comissões Especiais do Conselho Federal da OAB, dedicadas aos Estudos da Reforma Política e ao Direito Eleitoral, vão promover, em Brasília, na sede da entidade, no dia 26 de março, audiência pública sobre o projeto do novo Código Eleitoral, em tramitação no Senado Federal. Presidem as Comissões os advogados Delmiro Campos e Sidney Neves.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO