Coluna da sexta: potencial desperdiçado 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
22 de março de 2024 às 00h00min
Foto: Divulgação

Enxergada como promessa política, a ex-deputada federal Marília Arraes, que atualmente exerce a função de vice-presidente nacional do Solidariedade, tem buscado fortalecer o partido com pré-candidaturas ao Executivo espalhadas pelo estado. Entretanto, são nomes com pouca competitividade nos seus municípios.

Após deixar o PT, onde tinha uma vitória praticamente encaminhada para o Senado, Marília encarou uma dura disputa majoritária e, apesar de ter obtido uma expressiva votação, não tem conseguido usar o capital eleitoral conquistado para exercer um papel de liderança na oposição e muito menos aglutinar outras forças ao seu redor.

Embora tenha sido cotada para concorrer às prefeituras do Jaboatão dos Guararapes e de Olinda este ano, Marília Arraes busca se projetar para novamente tentar o Palácio do Campo das Princesas em 2026, mas vai encontrar uma conjuntura bastante diferente do pleito anterior, já que as coisas têm marchado para um cenário polarizado entre João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSDB).

Nova casa – Licenciada da Câmara do Recife, para atuar como secretária Executiva dos Direitos dos Animais, Andreza Romero se filiou ontem (21) ao PSB. O evento lotou o auditório da sede do partido, sendo bastante prestigiado. Além do presidente estadual da sigla, Sileno Guedes, e do prefeito João Campos, Andreza foi exaltada pela secretária nacional de mulheres do PSB, Dora Pires.

Mudança – A previsão é que Andreza Romero deixe a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais no próximo mês, para focar na eleição, quando deve trabalhar para renovar seu mandato, agora, pelo PSB. Com isso, o codeputado Luís dos Anjos, que atua ao lado do deputado estadual Romero Albuquerque (UB), deve assumir a pasta. Ele também é advogado animalista.

Oportunidade – Com a saída do prefeito Joselito Gomes, do PSB, além da possibilidade de lançar sua esposa, a secretária Viviane Facundes, para estadual em 2026, o caminho ficou aberto para o deputado estadual Waldemar Borges (PSB) disputar a Prefeitura de Gravatá. O socialista tem um trabalho na cidade e recebeu uma expressiva votação na última eleição.

Chapa ‘puro-sangue’ – Diferente de 2020, quando Fábio Aragão e Helinho Aragão disputaram a eleição em Santa Cruz do Capibaribe em partidos diferentes, a dupla, que repetirá a chapa este ano, vai concorrer pelo PSD, do ministro André de Paula. Um grande ato de filiação foi realizado ontem (21), na cidade.

Restauração – Após ser alvo de bandidos que roubaram e depredaram peças do Parque das Esculturas, o espaço foi reinaugurado nesta quinta (21). O espaço passou três anos em reforma, totalmente custeada pela Prefeitura do Recife, que investiu cerca de R$ 9,5 milhões. O município vai investir também na segurança do espaço. Os serviços para evitar novos crimes no local devem custar R$ 1,5 milhões ao ano.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO