Coluna da quarta: expansão no Recife

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
27 de março de 2024 às 00h00min
Foto: Divulgação

Com a presença do senador Fernando Dueire e de demais lideranças estaduais do partido, o MDB, que já conta com Samuel Salazar na Câmara do Recife, vai realizar nesta quarta (27) um grande ato de filiação de vereadores e pré-candidatos ao Legislativo municipal. 

O evento, que também servirá para selar o apoio da legenda à reeleição de João Campos (PSB), acontece dois dias depois de a executiva estadual do MDB decidir caminhar em mais uma eleição com a Frente Popular. O acerto contou com o empenho pessoal do socialista.

O partido vinha mantendo conversas com a governadora Raquel Lyra (PSDB), entretanto, as tratativas não avançaram. O encontro de logo mais fortalece a manutenção da aliança entre MDB e PSB, iniciada ainda na época de Jarbas Vasconcelos, seguindo a Geraldo Júlio e permanecendo até aqui.

Os emedebistas que já ocupam uma secretaria municipal no Recife, agora terão a oportunidade de contribuir mais com o Executivo na Casa de José Mariano. Além de Salazar, recebe o reforço de Gilberto Alves, Professor Mirinho e Tadeu Calheiros.

Nada muda – Apesar de no Recife o MDB ter decidido caminhar com o prefeito João Campos (PSB), em Caruaru, o presidente do MDB na cidade, Tonynho Rodrigues, terá total liberdade para conduzir o destino da legenda. Podendo, inclusive, se aliar ao prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que conta com as bençãos da governadora Raquel Lyra (PSDB). 

Polarização – Assim como Caruaru, Arcoverde, que é considerada a “Porta do Sertão”, também pode ter a eleição municipal estadualizada. Enquanto Madalena Brito (PSB) já garantiu o apoio do prefeito João Campos (PSB), o ex-prefeito Zeca Cavalcanti foi à mesa esta semana com governadora Raquel Lyra (PSDB) e pode contar com seu empenho na cidade.

Discurso efusivo – Ficou sob a responsabilidade do ministro André de Paula fazer o discurso mais fervoroso no ato de filiação da secretária e pré-candidata a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, ao PSD. Além de exaltar a liderança do atual gestor na cidade, ele depositou total confiança na nova correligionária, fazendo questão de repetir as qualidades que enxerga nela.

Apoio virtual – Ainda no evento de filiação de Mirella Almeida ao PSD, alguns vídeos de mulheres que assumem papel de protagonismo no partido foram transmitidos para os presentes no local, a exemplo da deputada federal Laura Carneiro e da senadora Eliziane Gama, servindo de inspiração para a recém-chegada.

Espaço – Apesar de ter uma boa relação com os colegas da federação, o deputado Gilmar Júnior (PV) afirmou que não se sente “integrante” nas tomadas de decisão do grupo. Ele, no entanto, não acredita que interfira no mandato. “O que vai me fortalecer é minha categoria. Não é partido, nem presidente, nem prefeito, é a enfermagem”, avaliou.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO