Depois de uma longa caminhada sem espaços representativos à altura da importância do partido e da contribuição que dá ao governo Raquel Lyra, o PP finalmente vai ampliar sua participação na gestão. O fato de o PL ter recebido o Detran, desde o início da administração causava incômodo aos progressistas. “O PL receber o Detran de porteira fechada é inadmissível”, disse uma fonte do PP, ainda no ano passado.
Com cinco deputados na Assembleia Legislativa, Raquel nunca conseguiu contar com a fidelidade da bancada, que aos poucos começou a atuar no campo da oposição, mesmo sendo base. A gota d’água foi o projeto do fim das faixas salariais, que vem contando com a ferrenha oposição de pelo menos dois deputados do PL: Coronel Alberto Feitosa e Joel da Harpa, que tem relação direta com a categoria.
A sigla comandada por Dudu e Lula da Fonte, apesar de contar com oito deputados filiados e mais dois que seguem à risca as orientações do PP, precisou atuar forte nos bastidores por mais espaço, chegando a sugerir uma aliança com João Campos (PSB) no Recife. Tanto lutou, que indicou o atual diretor técnico operacional do Ceasa, Charles Gultiergue, para a presidência do Detran. O cargo que ocupa atualmente, também foi articulação da legenda.
Sem conseguir agregar novos aliados que possam contribuir com a governabilidade, Raquel Lyra parece ter caído na real e aceitado que para fazer gestão, é necessário se render à política, podendo contar agora com a irrestrita fidelidade do PP ao Palácio do Campo das Princesas.
Primeiro contato – Apesar de ainda não ter sido anunciado de maneira oficial pela governadora Raquel Lyra (PSDB), ainda ontem (4), o indicado pelo PP para o Detran, Charles Gultiergue, esteve reunido com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, para receber as primeiras coordenadas na nova função.
Burburinho – Novo filiado do PSB, o advogado Dr. Fernando Albuquerque, tio do deputado estadual Romero Albuquerque (UB), tinha seu nome cotado para as eleições municipais em Gravatá. Mas, passou a circular nos bastidores que o novo socialista não deve entrar na disputa.
Proporcional – Pré-candidato a prefeito do Recife, Túlio Gadêlha vai apresentar, nesta sexta (5), a chapa da Rede Sustentabilidade para a Câmara Municipal. Uma das novidades na lista deve ser o vereador Ebinho Florêncio, que ainda no ano passado assumiu uma cadeira no Legislativo.
Decidido – Apesar de ter se afastado do Governo do Estado antes do prazo definido para quem vai disputar o Executivo, o ex-diretor de Marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues (MDB), garantiu que o seu projeto não é para a proporcional. De acordo com o emedebista a chapa para o Legislativo está formada.
Tucano – Ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio se filia ao PSDB nesta sexta (5), no Quality Hotel, às 11h. O ato será liderado pelo presidente da legenda tucana na cidade, Guilherme Coelho. Apesar da movimentação, ainda não está definido se o médico voltará a disputar o Executivo.
Confirmado – Por volta das 23h de ontem (4), a assessoria do secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, anunciou que o evento de filiação dele ao PSD de André de Paula vai acontecer nesta sexta (5). O evento está previsto para o início da tarde, num hotel na Zona Sul do Recife.
União – Ao lado de João Campos (PSB) e Marília Arraes (SD), o presidente Lula selou a aliança oficializada nesta semana entre os primos, que deixaram as desavenças de lado. O petista fez questão de publicar a foto com dois dos herdeiros políticos de Arraes, usando o slogan do Governo Federal: “união e reconstrução”.