Coluna da segunda: indicativo de vice

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
15 de abril de 2024 às 00h00min
Foto: Jorge Farias

Convencido a indicar uma mulher como vice na corrida pela reeleição, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), começa a dar sinais do nome escolhido para integrar a majoritária: a ex-secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dayse Willyane.

Desde o ano passado três auxiliares de Pinheiro estavam sendo cotadas para este posto. Além de Dayse, Aline Tibúrcio (Educação e Esportes) e Luana Marabuco (Políticas para Mulheres) passaram a ganhar visibilidade nas agendas e ações encabeçadas pelo prefeito.

Desde 2016 que o PSDB em Caruaru tem apostado em chapas ‘puro-sangue’ e na paridade de gênero. Vale salientar que Dayse se afastou das funções na gestão com a justificativa de cuidar do plano de governo, mas alguns acenos do tucano apontam para algo mais.

Por ter se desincompatibilizado seis meses antes do primeiro turno, também foi ventilada a possibilidade de Dayse disputar uma cadeira na Câmara Municipal, mas se nenhum fato novo acontecer até a convenção, o espaço da assistente social deve mesmo ser a vice. 

Dano – A guerra de narrativas entre os dirigentes do União Brasil Caruaru para definir o destino da legenda na cidade pode ser bastante prejudicial aos nomes que pretendem disputar o Legislativo, que seguem sem saber em qual dos três palanques subirão na eleição majoritária: Raffiê Dellon (UB), Rodrigo Pinheiro (PSDB) ou Zé Queiroz (PDT). 

Sem opção – Caso o União Brasil siga com a ideia de subir no palanque de Zé Queiroz (PDT), como já foi alinhado entre integrantes da legenda a nível local e nacional, Raffiê Dellon ficará de fora da disputa majoritária em Caruaru. Entretanto, ele não deve deixar o partido, já que é um dos suplentes de estadual.

Largada – Com o apoio do deputado Fabrizio Ferraz (SD), o pré-candidato a prefeito de Pesqueira, Delegado Rossine (SD), oficializou sua caminhada para o Executivo municipal neste final de semana. Liderança política em ascensão, em 2022 ele saiu das urnas na cidade como o mais votado, recebendo a confiança de 6.161 eleitores.

Agenda corrida – O deputado Antonio Moraes (PP) aproveitou o fim de semana para cumprir agendas na sua região, a Mata Norte. Entre os compromissos, ele visitou as obras já em andamento nas PEs 75, 89 e 91, e levou o presidente do DER, Rivaldo Melo, para ver a situação da PE 82, que liga Timbaúba a Ibiranga, distrito de Itambé.

Engajado – Coordenador da Frente Parlamentar que acompanha a instalação da Escola de Sargentos em Pernambuco e titular do Grupo de Trabalho convocado pelo Governo do Estado sobre o tema, Renato Antunes (PL) celebra a nova fase do equipamento. Ele vai integrar a comitiva que visitará o local nesta segunda (15).

Exemplo – O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), reafirmou que o restante do estado não conhece Petrolina e a importância do município para a economia de Pernambuco. Ele destacou que a Capital do Sertão se tornou a 3ª maior cidade do estado e a 1ª do interior, um modelo a ser seguido.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO