Coluna da terça: disputa em Petrolina 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de abril de 2024 às 00h00min
Foto: Devid Menezes

Principal cidade do interior de Pernambuco, o cenário eleitoral em Petrolina começa a ficar mais cristalino com as últimas movimentações de nomes que devem disputar o Executivo municipal. Enquanto Simão Durando (UB) tentará a reeleição, Julio Lossio (PSDB), Lara Cavalcanti (PL) e Odacy Amorim (PT) tentarão desbancar o atual gestor.

Com o deputado Lucas Ramos anulado no jogo, pelo fato do seu partido, o PSB, já ter declarado apoio a Simão, o parlamentar que vinha sendo enxergado como principal adversário do atual gestor na Capital do Sertão não tem acompanhado de perto o debate municipal. 

Enquanto Lossio contará com o apoio de Raquel Lyra (PSDB) e Odacy com a influência de Lula, Simão Durando vai apostar na liderança do ex-prefeito Miguel Coelho (UB), que deixou o governo com um alto índice de aprovação e pode contribuir para que o seu aliado fature a eleição ainda no primeiro turno.

Apesar de contar com um cabo eleitoral de peso, Simão, pavimentou, com personalidade, seu caminho. Na última semana, o prefeito anunciou um pacote de investimentos para a educação e nesta sexta (19) apresentará outro na infraestrutura. Esses elementos somados à exposição do São João, que já bate à porta, serão um diferencial.

Novidade – Quem será nomeado como secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Caruaru é o empresário do setor de construção civil, Jaime Anselmo. Próximo do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), ele é vice-presidente de Relações Institucionais da Acic e deve dar um novo fôlego à pasta.

Recorde – O 7º Congresso Pernambucano de Municípios, organizado pela Amupe, começou nesta segunda (15) e segue até a quarta-feira (17), marcou o primeiro dia recebendo diversas autoridades para debater os melhores caminhos na gestão pública. Neste ano, o evento bateu recorde com cerca de 4 mil inscritos.

Missão internacional – A senadora Teresa Leitão (PT) integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que embarca nesta tarde para a Colômbia. Além de participar do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia e da inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), o chefe do Planalto se reúne com o presidente colombiano, Gustavo Petro.

Convocação – Atendendo aos requerimentos protocolados pelos deputados Lucas Redecker (PSDB) e Albuquerque (Republicanos), o ministro da Defesa, José Mucio. vai apresentar as prioridades da pasta para 2024 à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara Federal nesta quarta (17). Nomes das Forças Armadas também devem comparecer.

Capital Federal – Ao lado da jornalista Karol Matos, desembarco em Brasília, na manhã desta terça (16), para uma semana de muitos compromissos. Na agenda, entrevistas no Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios e com dirigentes partidários. Não deixem de acompanhar todos os bastidores no Blog Cenário e na Cultura FM.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO