Coluna da quarta: veto a Izaías 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
17 de abril de 2024 às 00h00min
Foto: Roberta Guimarães

O Palácio do Campos das Princesas, mais uma vez, demonstrou, que o deputado Izaías Régis (PSDB) está muito distante de ser prioridade para os seus planos. Embora o bloco formado por PSDB, PP, PRD, União Brasil, Solidariedade e PL, que já desembarcou, tenha sido gestado no Legislativo, o plano foi arquitetado pela Casa Civil do Governo do Estado.

Naturalmente, a liderança do conjunto de partidos formada na Alepe deveria ficar com o líder do governo, Izaías Régis, mas caiu nas mãos de Joãozinho Tenório (PRD), que na prática já atua nessa função ao lado do deputado Antônio Moraes (PP), desde o início da atual legislatura. Uma fonte chegou a revelar que Zazá, como é carinhosamente chamado no meio político, não tinha sido comunicado da criação desse módulo.

Não é de hoje que o parlamentar tucano vem sendo negligenciado dentro do grupo político que ele integra, tanto é que seu projeto para tentar retornar ao Palácio Celso Galvão, em Garanhuns, já nasceu fadado e não conta com o mínimo de empenho do Executivo estadual para decolar, entregando a eleição de mãos beijadas ao atual prefeito, Sivaldo Albino (PSB).

A um passo – A decisão de colocar Joãozinho Tenório (PRD) para liderar o novo bloco é um indicativo de ele possa assumir também a liderança da bancada do governo. A expectativa para que ele seja indicado ao posto já corre nos bastidores há tempos, já que na prática, ele atua como um dos principais articuladores do Palácio na Alepe.

Inclusão – Idealizado para fomentar o desenvolvimento do Polo de Confecções, que contempla 27 municípios do Agreste Central e 19 do Agreste Setentrional, a CCLJ da Alepe aprovou ontem (16), por unanimidade, a proposta do PE Produz, que partiu do Executivo. A novidade é a entrada de Vitória de Santo Antão, da Mata Sul, no grupo. A ideia partiu do deputado Joaquim Lira (PV).

Encontro – Pré-candidato a prefeito de Caruaru, o empresário Tonynho Rodrigues se reunirá no fim desta manhã com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Na pauta, o projeto do partido para a cidade. Um dos mais animados com a ideia é o senador Fernando Dueire (MDB), que tem dividido seu tempo em Brasília entre agendas do Senado e do partido.

Ponderação – O ministro Silvio Costa Filho revelou ao Blog Cenário que o Republicanos vai encomendar uma série de pesquisas para, em conjunto com o ex-deputado Delegado Lessa, decidir sobre uma candidatura própria da legenda Caruaru. O presidente Lula também chegou a ser consultado sobre uma eventual candidatura de Erick ao Executivo municipal.

Confiante – Durante conversa com o deputado Augusto Coutinho (Republicanos), que lidera a bancada federal de Pernambuco no Congresso Nacional, ele disse estar animado com a formação da chapa proporcional no Recife. O parlamentar acompanhou de perto a montagem e projeta que 3 ou 4 nomes sejam eleitos pela sigla.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO