Lagoa Grande recebe título de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho

Notícias
Publicado por Redação
17 de abril de 2024 às 11h15min
Foto: Jarbas Araújo

A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi palco nesta terça (16) de uma justa homenagem ao município de Lagoa Grande, localizado no Vale do São Francisco. Por proposição do deputado estadual Jarbas Filho (MDB), o município recebeu o Título Honorífico de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho em solenidade realizada no auditório Sérgio Guerra e presidida por Henrique Queiroz Filho (PP). A comenda foi recebida pelo prefeito Vilmar Cappellaro. 

Com pouco mais de 25 mil habitantes, Lagoa Grande deixou de ser considerado um destino de passagem e passou a ser considerada a terra de oportunidades no Vale do São Francisco. Seu potencial agrícola, especialmente com a produção de uvas e vinhos, e o investimento feito na infraestrutura da região, principalmente no governo de Jarbas Vasconcelos, foram essenciais para o crescimento do município. 

“De acordo com dados divulgados pelo IBGE, Lagoa Grande registrou a produtividade de 47 toneladas por hectare de uvas, superior à média nacional, que foi de 19,4 toneladas por hectare. Além disso, o município tem o terceiro maior PIB do São Francisco , chegando a quase R$ 500 milhões. Este é um ato de reconhecimento por sua grandeza, por sua importância para a vitivinicultura e enoturismo do nosso estado. Tenho certeza que o título hoje aqui conferido irá colaborar para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, além da atração de turistas para a cidade”, afirmou Jarbas Filho. 

A solenidade, bastante prestigiada, contou com a apresentação do coral da Alepe e da cordelista Ronilde Gonçalves, que, em forma de cordel, falou sobre os atrativos de Lagoa Grande. Enalteceram o município em seus discursos, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; o deputado federal Fernando Monteiro (PP) e o empresário Jorge Garziera, ex-prefeito da cidade que, vindo do Rio Grande do Sul, deu início ao cultivo das uvas no município. 

Emocionado, o prefeito Vilmar Cappellaro falou sobre o trabalho que vem sendo realizado na cidade, essencial para que hoje Lagoa Grande seja considerada a capital pernambucana da Uva e do Vinho. “Estamos fazendo um trabalho sério em Lagoa Grande, buscando investir na infraestrutura, no desenvolvimento do município. Estamos atraindo empresas para o nosso polo industrial e fazemos isso junto com o nosso povo. Foi dessa forma que conquistamos esse título, com organização e investimento. Quero fazer um agradecimento especial ao deputado Jarbas Filho. Você teve um ato de grandeza e tenho certeza que agora virão mais investimentos para o nosso turismo e outros setores na nossa cidade”. 

Também por iniciativa de Jarbas Filho, a Casa Joaquim Nabuco aprovou a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e Enoturismo do Estado. O grupo de trabalho, que começará a se reunir este ano, busca viabilizar debates que possam proporcionar a ampliação da produção das uvas e vinhos. Segundo o parlamentar, o Vale do São Francisco é conhecido como Rota da Uva e do Vinho e possui expressivas potencialidades para alavancar o Enoturismo, gerando ganhos para a economia de Pernambuco, aumentando arrecadação, renda e empregos.

Redação

Ouça agora AO VIVO