Após ser analisado hoje (23), na Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe, o projeto encaminhado pelo Governo do Estado, que trata sobre o fim das faixas salariais dos militares deve ir ao Plenário da Casa para apreciação dos deputados na quarta (24).
O clima de tensão marcado nas comissões de Constituição, Legislação e Justiça e de Finanças, Orçamento e Tributação não deve ser o fio condutor para as discussões durante a votação. É importante ressaltar que essa não é uma disputa entre ganhadores e perdedores, já que a categoria é a maior interessada.
A narrativa de que o Executivo ou o Legislativo sairá vencedor nas votações, na prática, não tem servido para ninguém, considerando que as matérias enviadas pela governadora Raquel Lyra (PSDB) à Alepe são aprovadas por integrantes de todas as bancadas, o que reafirma o compromisso dos parlamentares com Pernambuco.
Modificação – Profissional da área de segurança, a deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) apresentará uma emenda ao projeto que trará do fim das faixas salariais dos militares e que será debatido hoje em uma nova comissão. Caso seja aprovado pelos parlamentares presentes, o projeto voltará à CCLJ para que seja iniciada uma nova discussão.
Registro – A deputada Débora Almeida (PSDB) destacou a retidão do secretário estadual da Fazenda, Wilson de Paula, que denunciou uma tentativa de suborno contra ele. Além da líder tucana, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), também falou sobre a integridade do gestor.
Fiasco – Repercutiu e muito o desastroso discurso do líder do governo, Izaías Régis (PSDB), praticamente implorando para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) possa trabalhar em Garanhuns e região. Zazá, que é pré-candidato apoiado pela tucana na Cidade das Flores, chegou a dizer que precisa que ela honre com seus compromissos para que ele possa andar de cabeça erguida pelas ruas.
Compromisso renovado – O PSD do ministro André de Paula oficializou a manutenção da aliança em Jaboatão dos Guararapes, em prol da reeleição do prefeito Mano Medeiros (PL). O partido integra a gestão municipal e também faz parte do governo Raquel Lyra. A tucana, no entanto, ainda não informou com quem deve caminhar no município.
Articulação – O pré-candidato a vereador do Recife, Felipe Moraes, tem se mostrado um exímio articulador político, assim como o pai. Ontem (22), ele e o deputado estadual Antônio Moraes (PP) acompanharam a ex-prefeita e pré-candidata em João Alfredo, Maria Sebastiana, numa reunião com Eduardo e Lula da Fonte, na sede do PP.