O início de semana na Assembleia Legislativa de Pernambuco promete ser bastante intenso. Além da reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça que vai analisar a emenda da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), a Casa realizará no mesmo horário uma audiência pública com a presença da secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
O projeto que trata sobre o fim das faixas salariais chegou na Alepe ainda no início de março, gerando um intenso debate. Já a audiência, é sobre a demora na realização de cirurgias nos quadris de 138 crianças com microcefalia. Outros assuntos relacionados à saúde também devem ser levantados, a exemplo do último sábado (27), quando três deputados visitaram o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, e diversas irregularidades foram constatadas.
Diferente de legislaturas anteriores, a postura de independência da Assembleia em relação aos demais poderes tem sido um diferencial, principalmente quando projetos considerados polêmicos são enviados pelo Executivo e o debate sobre temas que afligem a vida dos pernambucanos estão sendo garantidos, com desdobramentos sobre eles.
Espelho – Presente na inauguração do Centro de Referência e Formação da Primeira Infância, em Caruaru, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez questão de elogiar o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) por tirar o projeto do papel e anunciou que quer ampliar espaços semelhantes como este por todo o estado
Promessa – Após o TCE apontar algumas obras que estão paralisadas ou atrasadas em Pernambuco, o Governo do Estado garantiu que entregará as barragens de: Panelas II, Gatos, Igarapeba e Barra de Guabiraba até 2026, ano eleitoral. Elas custam, ao todo, cerca de R$ 540,5 milhões.
Movimentação – O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) intensificou a agenda em Caruaru no último final de semana. Esteve a maior parte do tempo com Silvio Nascimento (PL), com quem tem buscado se consolidar para atrair o eleitor de direita.
Recurso vai ter – Fernando Rodolfo recebeu mais um aval do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, semana passada. O dirigente garantiu que não faltará estrutura nem recursos para a campanha em Caruaru. Ele acredita que essa conjuntura vai beneficiá-lo na reta final. O PL terá o maior fundo eleitoral dentre todos os partidos e planeja eleger mil prefeitos.
Atrativo – O São João na Roça, em Caruaru, tem sido um verdadeiro atrativo de pré-candidatos ao Executivo. Além do prefeito, que tem marcado presença todas as noites de forró, quem já foi visto circulando pelo evento foram outros dois nomes que miram o Executivo: Tonynho Rodrigues (MDB) e Zé Queiroz (PDT).