Coluna da segunda: corda esticada

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
6 de maio de 2024 às 00h00min
Fotos: Nando Chiappetta e Zeca Ribeiro

Uma coisa é certa na federação formada por PSOL e Rede: os dois nomes que concorrem internamente para saber quem vai disputar a Prefeitura do Recife não irão caminhar juntos após a escolha. O clima entre a deputada Dani Portela e o deputado Túlio Gadêlha não é dos melhores, o que afasta a possibilidade de união.

Enquanto Portela tem a preferência das direções municipal e estadual, Gadêlha segue confiante de que tudo vai se resolver através da nacional. Embora estejam entrelaçados pela federação, ambos defendem projetos políticos diferentes. Na medida em que a parlamentar estadual é oposição a governadora Raquel Lyra (PSDB), o federal é aliado de primeira hora.

Essa é a segunda vez que Túlio tenta ser candidato ao Executivo municipal. Em 2020, quando ainda era filiado ao PDT, foi rifado pelo partido. Embora Dani tenha cumprido legalmente todas as formalidades para consolidar sua candidatura na convenção, ainda deve enfrentar outros obstáculos para garantir o projeto municipal com a cara do PSOL.

Rota sertaneja – No último sábado (4), o vice-líder do governo Raquel Lyra, deputado Joãozinho Tenório (PRD), pegou a estrada rumo ao Sertão pernambucano. No roteiro, Arcoverde, Salgueiro, Cedro, Exu e encerra a agenda nesta segunda (6), em Serra Talhada, ao lado da tucana, que prestigia a chegada do Circuito Literário de Pernambuco na Capital do Xaxado.

Staff – Os principais pré-candidatos à Prefeitura de Caruaru já estão organizando suas equipes jurídicas para a campanha eleitoral. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) será assessorado por Delmiro Campos, enquanto Tonynho Rodrigues (MDB) contará com os serviços de Marcelo Cumaru. Já Zé Queiroz (PDT) deve ser auxiliado pelo ex-juiz Brasílio Guerra.

Sucesso – Idealizado pela deputada Débora Almeida e pelo pré-candidato a prefeito de São Bento do Una, Zé Almeida, ambos do PSDB, a 11ª Cavalgada da Amizade, neste domingo (5), atraiu milhares de pessoas. O evento, que teve concentração na Vila do Espírito Santo, contou com atrações regionais e nacional.

Ritmo acelerado – Nem mesmo nos finais de semana o prefeito João Campos (PSB) tem dado pausa nas agendas administrativas. No último sábado (4) e domingo (5), o gestor fez entregas de praças e acompanhou o início de uma das maiores obras de contenção definitiva de encosta da capital pernambucana, que vai beneficiar mais de 500 moradores.

Votação polêmica – A Câmara do Recife votará nesta terça (7) o substitutivo da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que visa criar o Dia Municipal de Conscientização sobre a Cannabis Medicinal. A parlamentar já tinha apresentado um projeto com o mesmo objetivo, mas que evidenciava o nome “maconha”. Houve crítica da bancada conservadora.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO