Com a confirmação da análise do projeto que trata sobre o fim das faixas salariais dos militares no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça (7), a governadora Raquel Lyra (PSDB) fará o primeiro teste da sua base após a formação do recente bloco formado por PP, União Brasil, Solidariedade, PSDB, MDB e PRD.
Na teoria, esse conjunto partidário conta com 22 parlamentares e precisaria apenas de mais três votos para aprovar a matéria, mas na prática não é bem dessa maneira que a conta tem sido feita. Além de possíveis ausências, alguns deputados estão desestimulados a votarem com o Governo. Ainda ontem (6), o líder de um desses partidos revelou à coluna que ainda não tinha sido procurado pelo Palácio.
Um outro elemento é a pressão feita pela tropa, que mobilizados por deputados bolsonaristas prometem lotar a Casa na tarde de hoje. Com dificuldade ou não, Raquel tem conseguido aprovar os PLs enviados pelo Executivo e hoje não deve ser diferente. Entretanto, a votação será uma oportunidade para saber quem está do lado de quem.
Avanços – O prefeito Simão Durando (UB) autorizou ontem (6) o início das obras na Feira do José e Maria, em Petrolina. Serão investidos mais de R$ 7 milhões, reunindo cerca de 80 boxes. Durante o discurso, o gestor lembrou das ações de Fernando Bezerra e Miguel Coelho em suas passagens pela administração municipal. No domingo (5), Simão já tinha assinado a ordem de serviço do Parque do Povo.
Clima junino – O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), iniciou a semana anunciando as atrações das festas de Santo Antônio e São Pedro. A antecipação da divulgação da grade completa contribui para que mais pessoas se organizem para prestigiar o evento, contribuindo com o aquecimento da economia local.
Festa e entrega – Durante a comemoração dos 181 anos da cidade de Vitória de Santo Antão, além das solenidades do hasteamento da bandeira e desfile, o prefeito Paulo Roberto (MDB) celebrou a entrega de máquinas agrícolas para atender a zona rural, provenientes de emendas da deputada Iza Arruda (MDB).
Diálogo – O presidente Lula responde, nesta terça (9), perguntas de radialistas de todo o Brasil, ao vivo, a partir das 9h, no Canal Gov. Durante o programa, o petista vai falar sobre as ações do Governo Federal — em parceria com o governo estadual, os municípios e os Três Poderes — para o socorro e assistência à população do Rio Grande do Sul.
Reta final – Encerra nessa quarta (8) o prazo para o eleitor que deseja tirar e regularizar o título de eleitor, para conseguir votar nas eleições deste ano. Mesmo com alguns serviços podendo ser feitos de forma remota, direto pelo site do TSE, cartórios eleitorais de todo os pais estão com filas extensas.