Simão Durando anuncia programação da Jecana

Notícias
Publicado por Redação
16 de maio de 2024 às 20h00min
Foto: Ayrton Latapiat

Já é tradição em Petrolina. Todos os anos, milhares de pessoas passam pela comunidade do Capim, em Petrolina, para acompanhar a Jecana, festival que mistura cultura sertaneja e bom humor. O evento acontece entre dias 7 e 9 de junho. Para esta edição, o prefeito Simão Durando (UB) anunciou, nesta quinta (16) as atrações que irão animar os dias de festa.

A festa começa na sexta, com a tradicional missa na igreja católica local. No sábado (8), às 16h, haverá o campeonato de futebol e a noite inicia a programação musical com Edenio Lima e Lu Vaqueira. Já para o domingo (9) o prefeito anunciou Henrique Nunes Fabinho Testado e Sirano e Sirino, uma mistura de ritmos para atender a todos os gostos e idades. Além das atrações musicais, a festa tem como marca os diversos momentos de descontração através do tradicional  concurso do ‘Jegue Fashion’ e as famosas corridas de jegues e burros. A Jecana integra o ciclo junino de Petrolina. 

O festival atrai pessoas tanto de Petrolina quanto de municípios circunvizinhos que fazem questão de participar do momento que é um tributo ao jegue, animal simbólico e de importância histórica, que já foi muito utilizado como tração no Nordeste, auxiliando nas mais variadas demandas do homem do campo. A festa, começou como uma brincadeira em 1971, mas alcançou o status de evento nacional e atrai competidores de vários estados do país com seus melhores animais.

Além a relevância cultural, a Jecana também movimenta a economia local, aquecendo o comércio e garantindo uma grande circulação de renda entre os comerciantes, estimulando também a geração de empregos indiretos. A expectativa é que cerca de R$ 3 milhões  gire na economia local, além da geração de 500 empregos. 

O prefeito Simão Durando ressaltou a importância cultural do evento que consolida a cultura sertaneja e faz parte do ciclo junino da cidade. “Nos últimos anos a festa cresceu e se tornou uma das manifestações culturais mais autênticas em Petrolina e integra a memória do povo da caatinga. Uma história iniciada pelo meu pai, enquanto prefeito, e que é fortalecida a cada ano. Não tenho dúvidas que será uma das maiores edições“, concluiu o prefeito.

Redação

Ouça agora AO VIVO