Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, Luciana Santos deixou para, no último dia em que poderia se afastar do cargo, tornar público o que todos já sabiam: que ela não irá abrir mão do espaço que ocupa atualmente para mais uma vez disputar a Prefeitura de Olinda.
Luciana foi prefeita da Marim dos Caetés em duas ocasiões e deixou o Palácio dos Governadores com boa aprovação, conseguindo eleger o atual deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) como seu sucessor. Seu posicionamento oficial vinha sendo aguardado com bastante ansiedade, porque além de influenciar no cenário municipal, define os próximos passos da esquerda na cidade.
Como ela é presidente nacional do PCdoB, a expectativa agora recai para saber qual o caminho que deve trilhar a legenda responsável por comandar a cidade durante 16 anos. A comunista afirmou em um vídeo que Olinda estará nas preocupações do partido, garantindo que a sigla terá participação ativa no pleito.
Suspense – Data limite para que secretários fossem exonerados, esta quinta (6) foi marcada pelo afastamento de membros do primeiro escalão e ordenadores de despesa de diversos municípios, como Caruaru, Recife e Olinda. Como estratégia, os gestores afastaram mais de um nome, para ter mais opções e esconder o jogo sobre o escolhido.
Prioridade – A governadora Raquel Lyra (PSDB) realizará em Caruaru na próxima segunda (10) uma agenda do governo estadual. A cerimônia vai entregar cerca de 185 ônibus escolares para municípios de todas as regiões. O fato de ser realizada na Capital do Agreste demonstra o empenho que a tucana tem demonstrado para se fazer presente na cidade, onde é bastante influente.
Alternativa – A disputa eleitoral para a OAB Caruaru promete ser a mais acirrada de sua história. Nomes de peso da advocacia caruaruense participaram de reunião na noite desta quinta (6). O grupo de advogados ligados ao ex-presidente da ordem Almério Abílio garante que em breve haverá a divulgação de um nome que encabeçará a chapa para disputar as eleições da OAB deste ano. Pode ser a primeira vez que a eleição da ordem terá terceira via no município.
Interinos – O Governo de Pernambuco informou ontem (6) que o secretário executivo de Gestão e Políticas Públicas, Daniel Leite, e a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, irão assumir interinamente as secretarias de Turismo e Lazer e da Mulher, respectivamente. A oficialização foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Segurança pública – Nesta quinta (4), o deputado Joãozinho Tenório (PRD) foi recebido na SDS, pelo chefe da pasta, Alessandro Carvalho. Em pauta, a segurança pública em Pernambuco. O parlamentar agradeceu pessoalmente o reforço do policiamento nos distritos de Alto Bonito e Bentevi, em Bonito. Fruto de solicitação do vice-líder.