A eleição em Igarassu promete ser bastante radicalizada e repleta de acusações em todas as vertentes. De um lado, a Professora Elcione (PSDB) vai buscar a reeleição. Do outro, o deputado Mário Ricardo ou o seu filho, Miguel Ricardo, ambos do Republicanos, defenderão os feitos do grupo político em gestões anteriores.
Durante participação no programa Diálogo, da TV Nova Nordeste, conduzido pelo apresentador Pedro Paulo e que contou com a participação deste colunista, a prefeita não poupou críticas ao seu padrinho político, afirmando que herdou dívidas do governo Mário Ricardo, que ainda estão sendo quitadas.
Embora tenha sido vice de Mário durante quatro anos, Elcione tem feito o possível para dissociar sua imagem a do parlamentar, revelando não ser ordenadora de despesas na época e, por isso, não ter relação com ações da administração passada. A estratégia está montada e a professora não pretende atuar na defensiva, vai para cima.
Dinheiro na conta – Ainda durante entrevista na TV Nova, a prefeita Professora Elcione (PSDB) afirmou que conseguiu, até o momento, executar 92% do seu plano de governo. A gestora também aproveitou o momento para anunciar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores para esta quarta (12), Dia dos Namorados.
Consequência – Depois de sucessivas acusações do deputado federal Coronel Meira (PL) contra a deputada estadual Rosa Amorim (PT), chegando a sugerir que seus votos foram comprados pelo MST, a parlamentar anunciou que está processando o bolsonarista. O clima entre eles ficou radicalizado, após o debate sobre a privatização de um espaço no Pontal de Maracaípe.
Odontologia – Foi apresentado na Câmara Municipal do Recife, o recurso da Portaria 960/2023, que beneficia Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares em Saúde Bucal da Prefeitura. O projeto, originado do Governo Federal, está em trâmite e visa reconhecer o trabalho desses profissionais e melhorar as condições no setor de Odontologia do município. O presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, e o vereador Samuel Salazar (MDB) destacaram a importância do documento para a saúde bucal na capital.
Mãos dadas – Os políticos pernambucanos, sobretudo da Região Metropolitana do Recife, deram um verdadeiro exemplo de união para solucionar um problema histórico. O acordo contempla, inicialmente, os proprietários de apartamentos situados em 431 prédios-caixão com alto risco de desabamento. Os donos de imóveis terão direito a até R$ 120 mil.
Educação – Foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa nesta terça (12), o projeto do Executivo que reajusta o valor do piso salarial do professor da rede pública estadual de ensino e reestrutura sua carreira. O acordo já tinha sido selado com o sindicato que representa a categoria e agora vai tramitar nas comissões da Casa.