Prefeito de São Caetano e presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape), Josafá Almeida (UB) chega para disputar a reeleição este ano bastante fortalecido e com grandes chances de fazer história no município como o mais votado.
Com uma aprovação acima de 90%, Josafá segue num ritmo intenso de entrega de obras, quase que uma por dia, elemento que tem deixado o gestor praticamente sem adversário na cidade, já que nenhum nome competitivo surgiu na oposição ao longo dos 4 anos.
Na Câmara Municipal, Josafá Almeida conta com 11 dos 13 vereadores, garantindo tranquilidade na aprovação de projetos importantes para a cidade. Como em time que está ganhando não se mexe, a tendência é que o prefeito mantenha seu atual vice na chapa, o médico Ildefonso Rodrigues (MDB), que vem cumprindo bem a missão.
Reconhecimento – Após ser bombardeado por correligionários na última semana, o deputado João Paulo (PT) esteve presente no arraial promovido por dirigentes do Partido dos Trabalhadores na última sexta (14), quando foi homenageado pela sua história política. O momento também rendeu reverências a outros nomes que deram sua contribuição à legenda.
Ausência – O aniversário de 105 anos do Central reuniu diversos nomes da política de Caruaru em um almoço no sábado (15). Passaram por lá os pré-candidatos a prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e Tonynho Rodrigues (MDB), além do assessor executivo da Sudene, Raffiê Dellon, todos com histórico de relação com o clube. Já Zé Queiroz (PDT) não prestigiou o momento.
Espaço concorrido – O local reservado às autoridades no São João de Caruaru tem sido bastante disputado. Passaram por lá no último final de semana a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Bom para o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que vem estreitando laços.
Questionamentos – Na última semana, o Governo de Pernambuco pagou uma fatia das emendas apresentadas pelos parlamentares. O movimento agradou a um lado e contrariou outro, já que muitos deputados não tiveram suas demandas atendidas e ficaram sem entender o critério estabelecido. Na lista, a maioria dos nomes tem votado com a governadora Raquel Lyra (PSDB) na Casa.
Reta final – Antes de entrar de recesso, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, a de Finanças e Orçamento e a de Administração Pública da Alepe farão reunião extraordinária nesta segunda (17) para analisar os projetos do Executivo que reajustam os salários de servidores estaduais. Os deputados entram de recesso nos próximos 15 dias.