Principal cidade do país, São Paulo vivenciará uma disputa bastante acirrada pelo comando do governo municipal este ano. As recentes pesquisas trazem o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) liderando os números no primeiro turno, mas com uma limitação para derrotar o atual gestor, Ricardo Nunes (MDB), numa segunda etapa.
A disputa pela prefeitura da capital paulista tem sido considerada uma espécie de prévia da eleição presidencial em 2026, levando em conta que Boulos possui o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Nunes tem o empenho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Fugindo da polarização nacional, a deputada Tabata Amaral (PSB) tem se apresentado como uma alternativa viável a esses dois projetos e vem ganhando espaço entre os eleitores, já surgindo como um nome competitivo em um eventual segundo turno com a sua presença. Esse fator pode contribuir para quem busca um nome fora das extremidades.
Líderes do Agreste – Com a chegada do deputado Diogo Moraes (PSB) à liderança da oposição, o Agreste vai protagonizar na condução das bancadas da Alepe. O tucano Izaías Régis (PSDB) é o líder do governo Raquel Lyra na Casa, mas brevemente deve passar o bastão para Joãozinho Tenório (PRD).
Avanço – A liderança da oposição na Assembleia Legislativa vinha sendo conduzida pela deputada Dani Portela (PSOL), que abriu mão do posto para se dedicar integralmente à eleição para prefeita do Recife. Esse é mais um passo para a consolidação da sua candidatura que tem convenção marcada para o dia 20 de julho, na Casa Marielle Franco.
Votação – A previsão era de que os três projetos enviados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) tramitassem na Alepe apenas em agosto, mas nada impede que sejam pautadas na próxima semana ou até mesmo no mês de julho, em sessão extraordinária, que pode ser convocada pela tucana. Tudo vai depender da harmonia institucional entre os dois poderes. Um lado aguarda o restante do recebimento das emendas impositivas.
Justa homenagem – Por iniciativa do deputado Henrique Queiroz Filho (PP), a Assembleia Legislativa homenageou o coronel Ely Jobson com um Voto de Aplauso pelos seus 30 anos de serviços prestados à segurança pública de Pernambuco. Com vasta experiência, ele já comandou o 9º BPM em Garanhuns e o 4º BPM em Caruaru, deixando sua marca nas duas corporações.
Reconhecimento – Na noite de ontem (19), a Universidade Federal de Pernambuco concedeu a João do Pife o título de Dr. Honoris Causa. O artista tem 80 anos, sendo 68 dedicados ao trabalho que já chegou a diversos países. Sua trajetória é exemplo e serve como inspiração para quem deseja levar essa arte para o mundo.