Coluna da sexta: desgaste inevitável 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
21 de junho de 2024 às 00h00min
Foto: Thomas Ravelly

Nesta quinta (20), todas as atenções em Garanhuns foram voltadas para a Operação Helvécia, que apura suposta fraude em licitação realizada pelo governo municipal nas áreas da educação e saúde. A Polícia Federal aponta que cerca de R$ 18 milhões foram movimentados em contratos com uma empresa que supostamente seria de fachada.

Em uma cidade onde a eleição promete ser bastante acirrada e polarizada entre o atual prefeito, Sivaldo Albino (PSB), e o deputado Izaías Régis (PSDB), é inevitável que esse fato gere um desgaste no projeto do socialista. A investigação pode até apontar que não houve nenhum deslize por parte de Sivaldo, mas até a conclusão, o episódio será bastante explorado pela oposição.

Até então, o líder-mor da família Albino vinha nadando de braçada rumo à reeleição, já que seu principal adversário não vinha incomodando nas críticas direcionadas à gestão. Favorito na Cidade das Flores, o prefeito vai precisar conviver com os questionamentos e explicações. Afinal, ninguém quer a PF batendo na porta na véspera de uma eleição. 

Trágica coincidência – A operação da Polícia Federal em Garanhuns aconteceu no mesmo dia em que o principal nome da oposição, o deputado Izaías Regis (PSDB), realizou um ato ao lado do presidente estadual do seu partido, Fred Loyo. O fato ocorrido foi um prato cheio para ser explorado no evento.

Reconhecimento – O município de Caruaru foi certificado como o mais avançado em regularização fundiária e acabou sendo convidado para a cerimônia de lançamento do novo programa “Periferia Viva”, do Governo Federal. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) vai a Brasília, na próxima semana, para participar do evento ao lado do ministro das Cidades, Jader Barbalho. 

Festa das estrelas – O São João de Caruaru tem recebido nomes importantes da política, de empresas públicas e da iniciativa privada, mas outros segmentos também estão presentes. Ontem (20), estiveram aproveitando os show no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga o goleiro do Manchester City, Ederson, além do lutador Popó.  Eles estão na cidade para participar de um evento esportivo que acontecerá neste sábado (22).

Primeiro encontro – Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal, onde atuou durante 35 anos, Paulo Nery tratou de se reunir ontem (20) com o ex-secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, para entender melhor o funcionamento da pasta. Embora a nomeação ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial do Estado, ele já participou de uma cerimônia ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Gesto – Durante discurso em evento realizado no Palácio do Campo das Princesas, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, não poupou elogios à atuação parlamentar do senador Fernando Dueire (MDB), destacando sua agilidade enquanto relator do programa Sertão Vivo, que vai beneficiar cerca de 75 mil famílias de agricultores rurais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO