Nesta quinta (20), todas as atenções em Garanhuns foram voltadas para a Operação Helvécia, que apura suposta fraude em licitação realizada pelo governo municipal nas áreas da educação e saúde. A Polícia Federal aponta que cerca de R$ 18 milhões foram movimentados em contratos com uma empresa que supostamente seria de fachada.
Em uma cidade onde a eleição promete ser bastante acirrada e polarizada entre o atual prefeito, Sivaldo Albino (PSB), e o deputado Izaías Régis (PSDB), é inevitável que esse fato gere um desgaste no projeto do socialista. A investigação pode até apontar que não houve nenhum deslize por parte de Sivaldo, mas até a conclusão, o episódio será bastante explorado pela oposição.
Até então, o líder-mor da família Albino vinha nadando de braçada rumo à reeleição, já que seu principal adversário não vinha incomodando nas críticas direcionadas à gestão. Favorito na Cidade das Flores, o prefeito vai precisar conviver com os questionamentos e explicações. Afinal, ninguém quer a PF batendo na porta na véspera de uma eleição.
Trágica coincidência – A operação da Polícia Federal em Garanhuns aconteceu no mesmo dia em que o principal nome da oposição, o deputado Izaías Regis (PSDB), realizou um ato ao lado do presidente estadual do seu partido, Fred Loyo. O fato ocorrido foi um prato cheio para ser explorado no evento.
Reconhecimento – O município de Caruaru foi certificado como o mais avançado em regularização fundiária e acabou sendo convidado para a cerimônia de lançamento do novo programa “Periferia Viva”, do Governo Federal. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) vai a Brasília, na próxima semana, para participar do evento ao lado do ministro das Cidades, Jader Barbalho.
Festa das estrelas – O São João de Caruaru tem recebido nomes importantes da política, de empresas públicas e da iniciativa privada, mas outros segmentos também estão presentes. Ontem (20), estiveram aproveitando os show no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga o goleiro do Manchester City, Ederson, além do lutador Popó. Eles estão na cidade para participar de um evento esportivo que acontecerá neste sábado (22).
Primeiro encontro – Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal, onde atuou durante 35 anos, Paulo Nery tratou de se reunir ontem (20) com o ex-secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, para entender melhor o funcionamento da pasta. Embora a nomeação ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial do Estado, ele já participou de uma cerimônia ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Gesto – Durante discurso em evento realizado no Palácio do Campo das Princesas, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, não poupou elogios à atuação parlamentar do senador Fernando Dueire (MDB), destacando sua agilidade enquanto relator do programa Sertão Vivo, que vai beneficiar cerca de 75 mil famílias de agricultores rurais.