Desde o início da atual gestão que a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem promovido mudanças nas mais variadas pastas, mas algumas causaram um maior frisson, devido ao peso da secretaria ou à relevância de quem estava na titularidade do órgão, como Cultura, Mobilidade e Infraestrutura, e agora Educação.
Alexandre Alves Schneider, pode ser um anônimo para os pernambucanos, mas um velho conhecido da tucana e já vem atuando nos bastidores desde o ano passado, com agendas no Palácio do Campo das Princesas e eventos relacionados a sua área de atuação. Ele não “caiu do céu” por uma aproximação de Lyra com o PSD.
Ainda em 2020, quando Raquel disputou a reeleição para prefeita de Caruaru, Schneider registrou sua torcida nas redes sociais e já fazia profecias. “Espero que após um segundo mandato com o mesmo sucesso, não pare por lá. O Brasil e a política precisam de mulheres como a Raquel”, afirmou o professor.
Quem acompanhou de perto a gestão de Raquel na Capital do Agreste não se surpreende nem um pouco com o fato dela ter importado alguém para conduzir os rumos da Educação na sua administração, a exemplo João Paulo Derocy Cêpa, do Espírito Santo, que tinha ligação com a Fundação Lemann.
Ao todo, durante os 5 anos em que ela administrou uma das principais cidades do interior, seis nomes passaram somente pela pasta de Educação, alguns deles sem experiência no ramo. Agora no Governo do Estado, Raquel segue um script que não foi iniciado em janeiro de 2023.
Alfinetou – Logo após o anúncio da oficialização do novo secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, o deputado Pedro Campos (PSB) usou as redes sociais para avaliar a indicação da tucana: “Raquel Lyra tá trazendo o ex-secretário de Educação de Doria, espero que não inventem de trazer também a farinata”, chamado por muitos de “ração humana”.
Observação – Quem também usou as redes sociais para comentar a mudança da governadora Raquel Lyra (PSDB) no primeiro escalão foi o deputado Renato Antunes (PL). Com forte atuação na Educação, o liberal elogiou a passagem de Ivaneide Dantas e colocou seu mandato à disposição de Alexandre Schneider.
Expectativa – De amanhã (3) até o dia 14 de julho, o Centro de Convenções recebe a 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte. Sob a condução da Adepe, no ano passado o evento bateu recorde em números. Mais de 5 mil artesãos de todo o país são esperados para esta, que é a maior feira do segmento da América Latina.
Avanço – O JaboatãoPrev recebeu ontem (1º) o 2º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos, Governança e Responsabilidade Previdenciária. A honraria foi entregue no 57° Congresso Nacional da ABIPEM, que reconhece as melhores práticas na gestão previdenciária. O regime próprio também foi um dos protagonistas na categoria de Governança Previdenciária e Responsabilidade Previdenciária.
Balanço – A Prefeitura de Caruaru realiza nesta terça (2) a divulgação do balanço do São João 2024. Na ocasião, serão informados todos os números da festa, que durou 72 dias na cidade e zona rural. A divulgação acontecerá no novo equipamento do município, o Centro Multicultural, localizado no Alto do Moura.